Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
ENSINO DO SANEAMENTO BÁSICO NUMA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS POR MEIO DE APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lisiane Mallmann Siqueira, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 24-10-2023

Resumo


A pesquisa está sendo realizada com alunos do oitavo ano do ensino fundamental em uma escola municipal bilíngue para surdos de Canoas. O objetivo desta pesquisa consiste em investigar as contribuições de uma sequência didática para o ensino dos conceitos de saneamento básico numa turma de séries finais do ensino fundamental de uma escola bilíngue para surdos. A educação bilíngue de surdos no Brasil é uma modalidade de ensino que oferece a Libras (Língua Brasileira de Sinais), como primeira língua e o português escrito, como segunda língua. A relevância do tema está associada à proposta de que uma sequência didática pode abordar diferentes práticas pedagógicas para o ensino de um mesmo assunto, visto que no ensino para surdos se faz necessário metodologias diversas e bem estruturadas, que priorizem o aspecto visual,  permitindo ao aluno surdo o acesso à informação por meio de sua língua. A aplicação das etapas da pesquisa iniciaram no mês de agosto, com previsão de finalização no mês de novembro, sendo realizado um encontro semanal. Nestes encontros são aplicadas as atividades da sequência didática: exposição dialogada e digital sobre o saneamento básico, aplicação do photovoice, construção de sinais para o tema abordado, elaboração de materiais acessíveis em Libras com formato de vídeo-aula e fotografia, e apresentação dos produtos para a comunidade escolar. Para atingir os objetivos, os dados serão coletados a partir de aplicação de entrevista semi-estruturada pré e pós realização das atividades da sequência didática. Estas entrevistas serão averiguadas qualitativamente por Análise de Conteúdo e pelos relatos do diário de campo redigido pela pesquisadora ao longo de toda aplicação da sequência didática. O estudo encontra-se em execução e coleta de dados buscando resultados que contribuam para a Educação Bilíngue em relação ao saneamento básico  levando os estudantes surdos a se apropriar dos conceitos dos âmbitos do saneamento básico. A construção dos sinais está em andamento e decorre de um trabalho conjunto com os estudantes que são o ponto central deste crucial processo educacional na contemporaneidade.

Palavras-chave: Saneamento Básico; surdos; sequência didática; bilinguismo.

Texto completo: Pôster  |  Resumo