Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
TEMA CONTEMPORÂNEO TRANSVERSAL EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Amanda Anjos da Silva Ramos, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Última alteração: 28-10-2023

Resumo


Esta pesquisa apresenta um recorte dos resultados obtidos a partir da implementação (desenvolvimento, aplicação e avaliação) de um projeto de trabalho com o Tema Contemporâneo Transversal (TCT) Educação Financeira voltado à estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental (EF), buscando identificar as contribuições didáticas deste na promoção da aprendizagem e no desenvolvimento das competências e habilidades delineadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O projeto foi desenvolvido com uma abordagem qualitativa com foco no estudo de caso, também teve uma abordagem interdisciplinar, voltando-se para resolução de problemas e desafios da vida contemporânea, bem como o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes do EF. É importante destacar o papel das experiências reais como um recurso didático para desenvolver nos alunos a habilidade tomar decisões de forma crítica e autônoma. Optou-se pela metodologia de projetos de trabalho com o objetivo de criar oportunidades que promovam atitudes, valores e conhecimentos matemáticos relevantes para esse nível de ensino. Dentro desse contexto, a participação ativa e colaborativa dos 25 alunos participantes foi essencial, enquanto o educador assumiu o papel de mediador no processo. O objetivo geral foi investigar o processo de ensino e aprendizagem por meio do desenvolvimento de um projeto de trabalho na área da Matemática com o TCT Educação Financeira, visando o desenvolvimento de competências e habilidades de acordo com a BNCC. Ao longo das atividades desenvolvidas, os estudantes se organizaram em grupos que investigaram o TCT Educação Financeira, a partir das seguintes subtemáticas: Salário-Mínimo; Profissão, renda e carreira; Planejamento e Gestão do dinheiro; Orçamento familiar e despesas; Responsabilidade Financeira. Essa abordagem permitiu que os estudantes enfrentassem problemas envolvendo situações matemáticas práticas, promovendo o desenvolvimento de conceitos matemáticos ao buscarem soluções para problemas reais investigados. O trabalho possibilitou aos estudantes refletirem sobre ações e consequências na vida financeira e a desenvolverem competências e habilidade que são consideradas importantes para a vida em sociedade, conectando teoria e prática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Anos Finais do Ensino Fundamental; Projetos de Trabalho; Tema Contemporâneo Transversal; Educação Financeira.


Texto completo: Resumo  |  Pôster