Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
AI na Educação: Uma Avaliação Comparativa entre ChatGPT, BingChat, Bard e Claude
Renato P. dos Santos

Última alteração: 25-10-2023

Resumo


Esta pesquisa explorou as vantagens comparativas de quatro chatbots baseados em IA Generativa (GenAIbots) – ChatGPT, Bing Chat, Bard e Claude – no contexto da educação, enquadrada em uma perspectiva construtivista. Nosso principal objetivo era identificar qual dessas quatro ferramentas de IA é mais eficaz para melhorar o aprendizado. Usando uma abordagem de estudo de caso único, analisamos registros de interação entre os sistemas de IA e uma persona de estudante simulada durante simulações de aprendizado. Nossas descobertas destacam o potencial dessas ferramentas como "agentes-de-pensar-com", melhorando o pensamento crítico, a resolução de problemas, a compreensão, a criatividade e o aprendizado personalizado. É particularmente notável sua capacidade de estimular os alunos por meio de questionamentos ao estilo Socrático, alinhando-se com princípios construcionistas. A pesquisa enfatiza o papel crucial da elaboração de prompts – instruções ou perguntas em formato de texto fornecidas pelo usuário – para obter respostas desejadas dos GenAIbots, gerando reflexões iterativas. Também destaca a necessidade de um treinamento robusto para educadores para integrar essas tecnologias em ambientes educacionais. Em conclusão, enquanto ChatGPT, Bing Chat, Bard e Claude estão posicionados para enriquecer a educação, promovendo experiências de aprendizado dinâmicas e inclusivas, ChatGPT e Claude mostraram desempenho superior, fornecendo respostas mais profundas e precisas e navegando habilmente por sutilezas e contextos.

Texto completo: Pôster  |  Resumo