Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
A ROBÓTICA EDUCACIONAL NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ALGORÍTMICO
Joseane Marques Flores, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

Última alteração: 03-11-2023

Resumo


No atual cenário educacional, marcado por avanços tecnológicos contínuos, a Robótica Educacional surge como uma opção pedagógica para a Educação Matemática. A integração da robótica ao currículo da Matemática é uma possibilidade para o desenvolvimento do Pensamento Computacional e da Matemática nos alunos do Ensino Fundamental. Deste modo a pesquisa teve por objetivo investigar as atividades matemáticas potencializadas pela Robótica Educacional para desenvolver o Pensamento Computacional. Isso envolveu a elaboração e análise de atividades, desenvolvimento de um protótipo robótico que integra Lego Technics e Arduino validada com a implementação dessas estratégias pedagógicas em sala de aula. Utilizou-se uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso para analisar com profundidade e amplitude das interações e as contribuições dessas atividades para o objetivo proposto. A pesquisa se desenvolveu em escolas de São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul, que recentemente introduziram a robótica em seus currículos. Os alunos do 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental participaram das atividades "desplugadas", como a construção de algoritmos usando cartas, até tarefas "plugadas" empregando a plataforma de prototipagem Arduino. Os alunos demonstraram compreensão dos conceitos matemáticos e geométricos apresentados nas atividades propostas e aplicaram com sucesso esses conceitos na construção, programação e operação de um robô, a atividade final da sequência didática proposta. A pesquisa destacou a importância em integrar um contexto de interesse ao aluno, como a Robótica Educacional e o Pensamento Computacional, ao currículo tradicional, especialmente em disciplinas como a Matemática. Ao fazer isso, não apenas se enriquece o processo de aprendizagem, mas também prepara os alunos para os desafios do século 21, bem como apresenta uma alternativa para a Educação Matemática, tornando-a interativa, prática e sintonizada com as demandas do mundo moderno.


Texto completo: Resumo  |  Pôster