Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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INVESTIGAÇÕES EXPERIMENTAIS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: AMPLIANDO HORIZONTES NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA BNCC
Débora Luana Kurz, Everton Bedin, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 06-11-2023

Resumo


Como referência para a estruturação dos currículos dos sistemas de ensino e das redes escolares, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essenciais, que todos os estudantes, ao longo da Educação Básica, devem desenvolver, promovendo, assim, a universalidade e a equidade educacional. Complementando a parte comum à formação, há a inserção de uma parte diversificada, de modo a contemplar  as especificidades regionais e locais da sociedade, levando em consideração aspectos culturais, ambientais, econômicos e sociais, como no Rio Grande do Sul, por exemplo, destacar questões como agropecuária, indústria da transformação e a diversidade cultural. Com a pretensão de atender a essas premissas, o currículo do Ensino Médio (EM)  é composto pela formação geral básica, que engloba as competências e as habilidades inerentes às áreas de conhecimento, e pelos  itinerários formativos, que consistem em propostas pedagógicas com enfoque em uma área, podendo o estudante realizar a escolha conforme seu interesse. Logo, esta pesquisa objetiva analisar a implantação de uma eletiva que se constitui como um dos componentes do itinerário formativo. Metodologicamente, salienta-se que esta pesquisa-ação de abordagem qualitativa e natureza básica, foi realizada em uma escola de Santa Cruz do Sul/RS, com uma turma composta por estudantes do 1° e 2° anos do EM, os quais manifestaram interesse na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). Nesse viés, a eletiva proposta foi nomeada como “Investigações experimentais na área de CNT”, sendo fundamentada no eixo estruturante voltado à ampliação da capacidade dos estudantes em investigar a realidade a qual se inserem. Para tanto, a eletiva encontra-se estruturada em práticas experimentais características da Química, da Física e da Biologia, como a extração de gordura em amostras de salgadinho, extração de cafeína em amostras de refrigerante, e a produção de bioplásticos. Os dados oriundos das atividades são interessantes, pois se identifica indícios das compreensões conceitual e procedimental do objeto, como também o entendimento da realidade sociocultural, colaborando para a formação de uma postura crítica e reflexiva na sociedade. Além do mais, ao decorrer da eletiva, foi possível observar a participação e o envolvimento dos estudantes, bem como uma certa apropriação em relação às normas laboratoriais e ao manuseio de vidrarias e equipamentos característicos desse espaço.



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