Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
PARTICIPAÇÃO DE UMA EQUIPE DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS NO PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA (PSE): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Bruna Bastos Falino, Anna Leticia Ferreira Gomes, Annelyse Lourdes da Cruz Ledel, Jessica Roseane de Brito, Renata Gonçalves Maciel, Miria Elisabete Bairros de Camargo

Última alteração: 29-10-2023

Resumo


O Programa Saúde na Escola (PSE) foi criado no ano de 2007 pelo Ministério da Saúde com o objetivo de fortalecer a articulação entre as escolas  e Atenção Primária à Saúde para incentivar estratégias de atenção, promoção,  prevenção e assistência à saúde, voltados para crianças e adolescentes.Relatar a experiência de residentes participantes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (enfermagem, odontologia e farmácia) na realização de estratégias educativas voltadas ao PSE em uma escola de um município da região metropolitana de Porto Alegre/RS.  Foram realizadas ações de educação em saúde relacionadas à saúde bucal e prevenção de piolhos através de palestras realizadas com turmas de séries iniciais. Cabe ressaltar que foi também realizado avaliação de saúde bucal de forma individual a fim de identificar casos com necessidades de encaminhamento para a unidade de saúde de referência.  Foram realizadas as atividades de saúde bucal (avaliação) com 480 alunos, sendo que destes, 90 não participaram das atividades, pois não houve a autorização prévia dos pais para tal. Por meio destas intervenções, foi possível identificar que, em torno de 80% das avaliações realizadas, demonstraram que havia a necessidade de intervenção, sendo a cárie o agravo mais comum. Os resultados obtidos revelaram também que a presença da equipe multiprofissional contribui expressivamente para a identificação precoce de problemas relacionados à saúde, prevenção de doenças, promoção de hábitos saudáveis de saúde bucal e prevenção contra piolhos. Este programa evidência que é necessário que se fomente a presença dos profissionais de saúde nas escolas a fim de gerar intervenções oportunas para a redução do agravamento de situações possíveis de serem manejadas e resolvidas precocemente na Atenção Primária à Saúde (APS).



Texto completo: Resumo  |  Pôster