Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Participação e experiências no cotidiano da educação infantil: uma análise de pesquisas etnográficas com crianças
Gabriele da Fonseca Basso de castro, Graziela Macuglia Oyarzabal

Última alteração: 03-11-2023

Resumo


A presente investigação constitui-se da dissertação de Mestrado em andamento com concentração no campo teórico dos Estudos Culturais em Educação e tem por objetivo identificar, a partir de revisão de literatura, como e se a participação e experiências  das  crianças, vinculadas à Educação Infantil, são potencializadas no cotidiano escolar com base em estudos etnográficos com crianças. A participação das crianças é um processo gradual, sendo o cotidiano um importante "catalisador de experiências" (Carvalho; Fochi, 2017, p. 29) e a ação pautada na participação das crianças, reforça também o papel democrático da escola. O estudo constituiu-se a partir de uma revisão da literatura e utilizou-se como material empírico teses, dissertações e artigos encontrados a partir do levantamento bibliográfico em bases de dados, tais como: Catálogo Online da ULBRA, Lume, da UFRGS e banco de teses e dissertações da CAPES. Conforme Mazzoti (2002), o papel do pesquisador em busca de sua proposição do problema de pesquisa é identificar as lacunas e as questões não resolvidas, de modo a conduzir a formulação de um problema de pesquisa relevante. A partir da revisão, foram selecionadas 14 pesquisas, compreendidas entre os anos de 2008 a 2023. Trabalhos estes que se aproximam da temática "participação na educação infantil". Destas, somente 05 abordam os conceitos elencados que estão inseridos no campo dos Estudos Culturais, destacando-os como: participação, identidade por representação e pedagogia do cotidiano. A partir da revisão de literatura pode-se identificar que  o tema da pesquisa sobre participação e experiências das crianças de educação infantil, mesmo que discutido e problematizado em muitas pesquisas, ainda não coloca a criança como "protagonista", sendo que estes estudos acabam sendo realizadas pelo olhar somente do adulto, assim como a maioria do referencial metodológico utilizado, sendo entrevista com adultos, observação de crianças e espaços escolares. Busca-se assim, a partir deste resultado, uma pesquisa etnográfica com crianças sobre sua participação e experiências significativas nas minúcias do cotidiano.

Palavras-Chave: Participação; Educação Infantil; Pedagogia do cotidiano; Estudos Culturais.

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