Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
ADAPTAÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DO INSTRUMENTO INTERRAI SELF-REPORTED ASSESSMENT FOR MENTAL HEALTH PARA O CONTEXTO BRASILEIRO
Matheus Rodrigues Dornelles

Última alteração: 06-11-2023

Resumo


O peso dos transtornos mentais nas populações vêm sendo objeto de estudos  em âmbito nacional e internacional. Nesse sentido, com vistas a promover o acesso universal, a atenção integral, o vínculo e reduzir as iniquidades, um grupo de pesquisadores de diferentes países construiu um instrumento de avaliação da autopercepção das pessoas sobre a sua saúde mental para ser aplicado por lideranças da comunidade. Adaptar e avaliar o instrumento interRAI Self-reported Assessment for Mental Health (SAMH) na população brasileira adulta. Trata-se de uma pesquisa transversal a ser realizada na rede de Atenção Primária à Saúde do município de Canoas-RS.  A amostra será intencional, com indicação de pacientes com prévio atendimento em saúde mental ou que tenham sido encaminhados previamente aos serviços especializados em saúde mental do município. As entrevistas serão realizadas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS), após capacitações no uso do instrumento e em transtornos mentais. O cálculo amostral prevê 598 pacientes para a análise. Os procedimentos de tradução, adaptação e validade de conteúdo do SAMH serão seguidos conforme proposta metodológica: tradução, retrodução, consolidação da primeira versão, avaliação de juízes, avaliação pelo público-alvo e estudo piloto. Para a análise dos dados será realizada análise univariada para descrição dos participantes e do comportamento dos itens e dimensões do instrumento na população de estudo, considerando-se os pressupostos de normalidade das variáveis mediante testes paramétricos ou não paramétricos. Serão realizadas estatísticas descritivas de tendência central (média) e desvio-padrão (DP). Serão realizadas análises de correlação (Pearson/Spearman), buscando verificar a existência de correlação entre as variáveis de estudo. A análise fatorial confirmatória será realizada utilizando-se o método de estimação de Mínimos Quadrados Ponderados Robustos pela média e a variância (WLSMV). A utilização do SAMH pelos ACS poderá auxiliar os profissionais da equipe multidisciplinar, a fim de obter decisões terapêuticas adequadas, assim como, aos gestores e formuladores de políticas públicas.

Palavras-chave: Saúde Mental; Atenção Primária à Saúde; Transtornos Mentais; Agentes Comunitários de Saúde; Estudos de Validação, Psicometria.



Texto completo: Pôster  |  Resumo