Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ESTRATÉGIAS PARA INSERÇÃO DE UMA AGENDA DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL
Makfferismar Rego SANTOS

Última alteração: 29-10-2023

Resumo


A promoção global da Educação Financeira, destacada pela OCDE, visa assegurar a proteção e o funcionamento econômico. Este estudo, baseado no pós-estruturalismo e na teoria de Foucault, analisa a inserção da educação financeira no Brasil, examinando suas estratégias e fontes documentais. A Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), iniciada em 2007, é gerida pelo Comitê Nacional (CONEF) e executada pela Associação Brasileira de Educação Financeira (AEF-Brasil). A ENEF possui um forte viés público-privado, com entidades financeiras envolvidas. Em um contexto de redução de direitos e endividamento, a educação financeira destaca a responsabilidade do indivíduo e reflete o neoliberalismo, promovendo o empresariamento pessoal e o capital humano para enfrentar as crises no capitalismo.

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