Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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REPRESENTAÇÕES DE INFÂNCIA NO THE VOICE KIDS BRASIL
Janete do Socorro Nascimento Santos

Última alteração: 25-10-2023

Resumo


Talent show é um gênero que a televisão utiliza para mobilizar audiências através de diversas competições. O The Voice Kids Brasil é um programa de talentos musicais exibido pela Rede Globo de Televisão, que teve sua primeira edição no Brasil em 2016. O programa é uma versão infantil do The Voice Brasil e recebe inscrições de crianças e jovens entre 9 e 15 anos de idade. O formato do The Voice Kids foi desenvolvido em 1998, na Holanda, pela empresa Endemol. Atualmente, o programa tem franquias em 60 países, sendo que o The Voice Kids é apresentado em 27 países. O objetivo desta investigação é analisar as representações de infância no talent show The Voice Kids Brasil. A proposta está inserida no campo dos Estudos Culturais em Educação e se articula com outras áreas do conhecimento, como a Sociologia, os Estudos de Mídia e de Comunicação. O material empírico da pesquisa corresponde aos cinco episódios da primeira fase de seleção, intitulada de “Audições às Cegas”, da 7ª temporada do referido programa, lançada em 2022. Os principais autores e conceitos utilizados nesta investigação são: infâncias (ARIÈS, 1981; HEYWOOD, 2004; DEL PRIORE, 2009), representação e identidade (HALL, 2016) e pedagogias culturais (STEINBERG, 1997). A partir da análise cultural das decupagens dos episódios, pode-se verificar certa recorrência no que diz respeito à precocidade das crianças. Além disso, há a reafirmação, na fala dos participantes, de seus familiares e dos técnicos/jurados, de que há uma expectativa e/ou “perspectiva de carreira” (e de sucesso) – e, portanto, entende-se que os episódios do The Voice Kids Brasil atuam na construção de um sujeito infantil empreendedor de si, produzindo e ensinando significados espetacularizados acerca das crianças e jovens contemporâneos. Tais significados circulam em diversos espaços na cultura e funcionam a partir do que Fischer (1997) denomina de “estatuto pedagógico da mídia”.
Palavras-chave: Estudos Culturais em Educação; The Voice Kids Brasil; infâncias; Representação; Pedagogia Cultural.

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