Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
MATEMÁTICA E ARTE: ESTUDANDO POLÍGONOS E ÂNGULOS COM MOSAICOS
Clarissa de Assis Olgin, Eduardo Vinicius Costa, Lucca Castro Ramos Antunes

Última alteração: 31-10-2023

Resumo


A arte dos mosaicos, oriunda da palavra grega mousaikón, pode ser utilizada como uma aplicação histórica da relação entre Geometria e expressão artística. Manifestações dessa arte podem ser observadas desde as estruturas da natureza até as obras humanas. Neste estudo, busca-se integrar a arte dos mosaicos à Educação Matemática, introduzindo aos alunos conceitos fundamentais sobre polígonos e ângulos, permitindo-lhes perceber a geometria de uma forma tangível e visualmente atrativa. O experimento qualitativo envolveu 12 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Esteio/RS, os quais trabalharam em duplas. Utilizando os softwares PowerPoint e GeoGebra, polígonos em EVA e Chromebooks, foram propostas tarefas teóricas e práticas. Entende-se que esta abordagem pode tornar a Matemática mais acessível, aproximando a teoria das vivências cotidianas dos alunos, permitindo que eles experimentem, visualizem e compreendam os conceitos geométricos de maneira interativa e contextualizada. A abordagem qualitativa objetivou capturar os fenômenos de aprendizado em seu contexto específico, destacando-se a evolução da compreensão dos estudantes. Em relação aos resultados, os alunos demonstraram domínio progressivo dos conceitos apresentados por meio da contextualização do conteúdo. Nas atividades, percebeu-se um entendimento inicial baseado em observações visuais dos polígonos. Com a introdução do software GeoGebra, os discentes foram capazes de associar características visuais a propriedades geométricas concretas (medidas de lados e ângulos). A integração da arte dos mosaicos no ensino de Geometria oferece uma abordagem enriquecedora, possibilitando aos alunos visualizar, explorar e experimentar conceitos matemáticos de maneira prática. O uso do GeoGebra proporcionou um ambiente interativo que fortaleceu a compreensão dos alunos sobre polígonos e ângulos. Este experimento reforça a importância de métodos pedagógicos inovadores no ensino da Matemática, alinhando teoria e prática de maneira envolvente e eficaz, e evidencia o potencial da intersecção entre Arte e Matemática nas salas de aulas.

Texto completo: Resumo  |  Pôster