Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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ÍNDICE DE INOVAÇÃO DE PRODUTOS NAS EMPRESAS DO SETOR METAL MECÂNICO DA REGIÃO ALTO JACUÍ R/S
Gilmar Mantovani Maroso, Amanda Barbosa Dos Santos

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


A inovação é um processo continuo para empresas que têm como objetivo ganhar competitividade no mercado. Estas empresas devem buscar a melhoria contínua através de inovações em produtos e processos. O presente trabalho visa diagnosticar as demandas por inovações em produtos no setor industrial da região. Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados em relação à inovação de produtos de um conjunto de empresas do setor metal mecânico da região. Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa de campo, através da aplicação de entrevista com os coordenadores do setor de engenharia das empresas. A escolha da amostra foi não probabilística e por tipicidade, onde foram escolhidas 10 empresas da região, pertencente ao setor metal-mecânico, as quais possuíam um total 2.752 funcionários. Quanto ao tamanho das empresas, 7 empresas de pequeno porte, 2 médio porte e 1 de grande porte. Sendo que 70% da produção das empresas é somente agrícola e 30% é agrícola, construção civil e rodoviária. A pesquisa de campo foi realizada nos meses de Maio e Junho de 2012. Os resultados da pesquisa revelam que todas as empresas possuem mais de dez anos de atuação no mercado.Em relação aos investimentos em inovação, 50% investem em produtos, 60% investem em processo e 90% realizam investimentos financeiros na inovação. Todas elas têm produtos lançados pela própria empresa, e as reformulações acontecem diariamente na maioria das empresas, através da coleta de dados vinda do setor de pós-vendas. Contata-se que a empresa de maior porte, lança um número considerável de produtos novos, os quais contribuem com até 50 % do seu faturamento. Também foi constatado que 100% das empresas usam ferramentas no processo de inovação como processos com mudança de layout, depois 5’s e benchmarketing. A relação da empresa com a universidade ainda não é plena, pois 20% das empresas citaram que não existe relação, já 30% das organizações apontaram que a relação existente é pequena e 50% das empresas tem bastante contato com a universidade, a qual poderia contribuir para implementação de novas ferramentas no processo produtivo. Pelo contexto dos dados apresentados, demandas indicadas e os supostos custos para atendê-las, propõem-se a criação do Centro Inovação Tecnológica – (CIT). O qual pode se tornar um espaço de referência ao corpo discente e docente da Universidade, bem como, da comunidade regional. O suporte ás parceiras inovativas pode ocorrer a partir das políticas de inovação adotadas pela Universidade, a exemplo do ULBRATECH e dos programas de Pólos e Incubadoras Tecnológicas. Nos campi das ULBRA, inicialmente pode-se iniciar com a estruturação de um Centro de Inovação e Tecnologias - CIT, tornando-o um espaço de referência ao corpo discente e docente da Universidade, bem como da comunidade regional.