Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
Procedimento de Flebotomia: Capacitação de Acadêmicos de uma Universidade Privada do Brasil
Samuel Casasola, Magda Comoretto Gall, Graziela Carolina de Vargas, Heline Neis, Luciene Cardoso Scherer

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


A via de acesso mais expressiva na prática clínico-cirúrgica é formada por vasos sanguíneos dos membros superiores, mais especificamente o sistema venoso tanto superficial quanto profundo. As flebotomias são designadas como procedimentos clínicos quando utilizadas para transfusão de sangue, infusão medicamentosa ou ainda para coletas de sangue para realização de exames diagnósticos, punção venosa central ou como tratamento (flebotomia terapêutica) de eritrocitoses e nas condições de acúmulo de produto metabólico ou não, mas tóxico para as células de vários órgãos. Ou como procedimento cirúrgico quando tratando-se de procedimentos mais específicos como dissecação venosa, procedimentos estes utilizados em pacientes críticos que não  só precisam de uma via de acesso para infusão, mais que possam ser feitas de forma rápida e precisa. O objetivo do nosso trabalho foi capacitar acadêmicos sobre o procedimento clínico de flebotomia para obtenção de amostra biológica para realização de exames diagnósticos. Foi avaliado o conhecimento de 12 acadêmicos de Farmácia e Biomedicina sobre flebotomia, segundo as recomendações do ManualClinical and Laboratory Standards Institute” (CLSI), através de um questionário com dez perguntas fechadas de igual teor antes e após a fase teórica de um curso de capacitação em flebotomia promovido pelo Serviço Integrado de Ensino e Pesquisa em Saúde (SIEPS) da ULBRA. As questões foram respondidas de forma individual e sem material de consulta. O desempenho dos acadêmicos foi mensurado após o término das fases teórica e teórico-práticas do curso que perfez 6 h/a e reportados sob forma de medidas de tendência central e de dispersão. A avaliação pré-curso teve uma média de 3,16 acertos com um desvio padrão de 1,8989, variância de 3,6060 e moda 2. Enquanto isso, a avaliação pós-fase teórica teve média de acertos de 7,66, com desvio padrão de 1,4974, variância de 2,2424  e as modas foram 6 e 8. Perante a necessidade da realização do procedimento de flebotomia na rotina de profissionais de saúde para diagnóstico das patologias, os cursos de capacitações na área da saúde têm fundamental relevância tanto na agregação de conhecimento continuado como na busca de uma melhor performance técnico-científico. Considerando o trabalho desenvolvido, foi possível verificar a eficácia de cursos promovidos como esse, tanto para a atualização quanto para a capacitação de acadêmicos que deles participam. Tendo em vista essas considerações, faz-se necessário que mais cursos de capacitações sejam realizados e em diferentes áreas do conhecimento dentro da área da saúde, para capacitar e qualificar técnica, científica e humanamente os profissionais para atendimento dos pacientes.