Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Registro Iconográfico de Edificações do Centro Histórico de Porto Alegre
pery silva bennett, Rosalia Fresteiro, Carlos henrique goldman

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


Esse trabalho é o registro da experiência feita na disciplina de Meios de Expressão. A disciplina de Meios de Expressão trata do desenvolvimento das habilidades de percepção, observação e expressão gráfica para a representação, com traçado à mão livre, dos projetos de arquitetura, urbanismo e design. Bem como estudo do desenho de observação e dos métodos perspectivos paralelos e cônicos. Também conhecer as técnicas de meios de expressão, tais como texturas, luz, sombra e demais elementos que integram os desenhos de representação. A experiência citada é fazer com que o aluno associe o exercício do desenho a conteúdos abordados em outras disciplinas, mais especificamente a conteúdos de História da Arquitetura e História das Artes. O objetivo da pesquisa é registrar a técnica de uma aula de campo de desenho - traço puro - sem tons de cinza ou cor, utilizando-se imagens de prédios com valor arquitetônico do Centro Histórico de Porto Alegre e com isso associar uma técnica simples de desenho a um aprofundamento dos conhecimentos de História da Arquitetura e História das Artes. A metodologia para atingir o objetivo de maneira mais criativa e de forma que agregue conhecimentos extras ao aluno é realizar um passeio guiado pelo Centro Histórico de Porto Alegre, previamente planejado. O passeio tem a coordenação do professor da disciplina de Meios de Expressão e a colaboração de um professor convidado das disciplinas de História da Arquitetura, Arte e Estética, que faz uma resenha de cada prédio observado no percurso, informando autor, época de construção, período histórico, fatos curiosos, acontecimentos vinculados, etc. É feito registro fotográfico pelos alunos, sob seu olhar individual do prédio ou monumento. Em sala de aula as fotos são selecionadas e projetadas em papel branco. Em seguida os alunos transpõem manualmente as imagens para o papel, utilizando a técnica de desenho do traço puro, quando a imagem é limpa, eliminando fiação, postes, placas e outras interferências que prejudiquem a visualização original do prédio ou objeto de arte. O resultado parcial da experiência é de que ao final do semestre os alunos, ao serem convidados a opinar sobre a disciplina, ressaltam a importância de aprender uma técnica de desenho de forma criativa e a visão da História da Arquitetura e Artes sob o enfoque do desenho. Observou-se a plena aceitação da metodologia de aprender desenho associado à história da arquitetura. Alguns ajustes ainda precisam ser feitos, tais como sincronia de cronograma com outras disciplinas, transporte dos alunos, etc., fatores que devem ser considerados em turmas futuras, bem como a quantificação dos resultados, através de um questionário estruturado.