Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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PERCEPÇÕES E LINGUAGEM DE COMUNICAÇÃO
MARCIA Vidal Santos, EDINA ULRICH SELAU, PRISCILA MORAES, DÉBORA SANTOS CHAVES, MICHAEL OLIVEIRA RODRIGUES COSTA, ELIANE FRAGA SILVEIRA, ALINE FISCHER CARMO

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


Aprender Ciências é construir uma forma de pensar que deve contribuir para ampliar nossa visão crítica acerca da realidade na qual estamos inseridos. A disciplina de Ciências é prática por excelência e, portanto, os alunos têm uma motivação elevada por este tipo de atividade. Este estudo foi realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, licenciados do Curso de Ciências Biológicas (PIBID/ULBRA), cujos recursos são provenientes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), e com a Secretaria de Educação Municipal de Canoas/RS. Com o objetivo de identificar as percepções, valores e posturas em relação à natureza foi realizada uma ‘Mostra de Animais’ na Escola M.E.F. Max Adolfo Oderich, bairro Mathias, Canoas/RS. A escola possui um total de 526 alunos no Ensino Fundamental. A Mostra contemplou animais invertebrados (conchas, espécimes de aranhas, escorpiões, estrelas-do-mar) e vertebrados (espécimes de aves, mamíferos taxidermizados e anfíbios). Após a montagem da mostra no turno da manhã, cada turma foi convidada a visitar a exposição no saguão da escola. As atividades foram desenvolvidas de forma conjunta com o Curso de Artes Visuais da ULBRA – assim, durante a visita, os alunos foram instruídos a escolher um animal da Mostra e a representá-lo através de desenho em papel ‘kraft’ utilizando canetas, lápis preto, ou lápis de cor. Em relação à análise dos desenhos apresentados pelas turmas, as borboletas foram as mais representadas, seguidas por aves e estrelas-do-mar, pelas turmas de 1°, 2°, 3°, 4° e 5° anos escolar, com idades entre 6 e 10 anos (n=297). As borboletas foram representadas por 75% dos alunos do 1° ano, e por 64,4% dos alunos 2° ano. Entre as turmas de 6° ano, e 6a, 7a e 8a séries, com idades entre 11 e 14 anos (n=229), as borboletas também foram as mais representadas graficamente, sendo que a maior porcentagem ocorreu na turma da 8a série (47%; n=32). Identificar a percepção destes estudantes por meio de desenho possibilita ampliar a relação ensino-aprendizagem em um contexto ambiental, no qual a expressão dos fatos, conceitos, princípios e atitudes são mais claros e representativos. A imagem também pode ser lida, não havendo uma única interpretação, mas muitas interpretações, e estas são resultantes da relação que cada aluno estabeleceu com o animal escolhido, considerando-se não só o aspecto cognitivo, mas o contexto social, cultural, político e econômico em que está inserido. Além disso, o desenho serve para o desenvolvimento de habilidades artísticas, de criação, de concentração e de observação, importantes para o aprendizado de um modo geral.