Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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CONSTRUÇÃO DE SABERES NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SOB A ÓTICA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA ENSINAGEM
Flávio Régio Brambilla, Eduardo Basso Junior, Anderson Ricardo Yanzer Cabral, Raquel Usevicius Hahn

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


O projeto de pesquisa da ULBRA Porto Alegre intitulado “Educação de negócios no contexto do ensino superior privado da administração: perspectivas de marketing na geração de valor e a contribuição da gestão do conhecimento” é um projeto multidisciplinar, que foca nos saberes relacionado ao campo organizacional, gestão do conhecimento e práticas de ensino. A gestão do conhecimento, que é uma sistemática organizada de captação e armazenagem de informações úteis proporciona que as organizações em seus variados contextos tenham orientação clara acerca de seus procedimentos. Anastasiou (2010) destaca no contexto educacional que há necessidade na observação dos processos de ensinar, aprender e nas práticas mais adequadas para que esta relação seja estabelecida. Ensinar, aprender e apreender, são atividades integradas, como é o processo de geração do conhecimento, o que ocorre nas instituições de ensino e nas organizações de caráter geral. O conceito da cocriação de valor estabelece práticas colaborativas que proporcionam valor adicional aquele desenvolvido unilateralmente. Vargo e Lusch (2004), em seu artigo seminal sobre a Lógica Dominante do Serviço, destacam que a interação, que é elemento da cocriação de valor, gera os melhores resultados. O conhecimento gerado em saberes educacionais e organizacionais se mostra mais relevante e mais bem estruturado para uso. Os objetivos deste projeto incluem a identificação dos preceitos gerais de gestão do conhecimento e seus benefícios, diante da cocriação dos saberes técnicos e de ensinagem, quais podem servir como forma de promover maior qualidade e o pensamento crítico no curso de administração. Os métodos utilizados incluem técnicas contextuais, como a Etnometodologia, para estudo dos fenômenos em seu contexto natural. Aplicação de vignettes etnometodológicas, entrevistas e coletas de dados em campo mediante levantamentos são estratégias já utilizadas pelo grupo, qual desde março de 2012 desenvolve pesquisa, extensão e integração entre ensino presencial e EAD. Como resultados já consolidados constam a formalização do grupo de pesquisa da ULBRA Porto Alegre, a publicação conjunta dos professores envolvidos no projeto com colegas, o desenvolvimento do espírito da pesquisa nos alunos bolsistas voluntários, a capacitação destes quanto a coleta de dados e a aproximação com tutores do curso de administração à distância. Quanto aos alunos, a participação dos onze alunos dos cursos de administração das modalidades de ensino presencial e à distância se consolida através de atividades de coletas de dados, que estão servindo para ensaios teóricos e estudos empíricos. Também participaram de eventos sobre temas relacionados ao projeto (cocriação de valor, gestão do conhecimento e educação/pesquisa). As atividades já realizadas pelo grupo proporcionaram publicações em periódicos e eventos científicos nacionais, das áreas da administração e engenharia de produção.