Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
Aprendizagem na Educação EAD
Laíno Alberto Schneider, OTÁVIO JOSÉ WEBER

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


A pesquisa em Aprendizagem na Educação EAD, nesta primeira etapa, conforme projeto de pesquisa atingiu os seguintes objetivos, categorias e metas: verificar a influência da educação a distância sobre o aluno da sua realidade sócio-cultural; analisar a categoria do tempo e do espaço como este repercutiu na vida dos alunos dando sentido e significado ao fazer educação  a distância; e ainda,  compreender as vantagens e as dificuldades de aprendizagem que ocorrem na modalidade EAD. As categorias pesquisadas são a de espaço e tempo, mudança e autonomia e aprendizagem. Os indicadores definidos em relação ao espaço e tempo são: dedicação ao estudo, espaço do estudo e significado do tempo e espaço; mudança e autonomia, cujos indicadores são responsabilidade, sujeito do estudo e perseverança; os indicadores de aprendizagem pesquisados são: EAD gera mudança, gerenciar a aprendizagem e crença na aprendizagem EAD. Os objetivos e categorias mencionadas foram respondidos através da aplicação de um questionário via plataforma NetAula, ferramenta e-mail, enviado para alunos em diversos Pólos no Brasil (o número exato está sendo elaborado). As metas atingidas foram a construção de quadro conceitual da educação a distância, elaboração do instrumento de pesquisa – questionário -, coleta de dados via plataforma EAD e tratamento e análise de dados em fase de conclusão. Os dados recebidos dos alunos de diversos Pólos do Brasil indicam que  a educação a distância é uma realidade de fácil acesso na busca do conhecimento. Os dados evidenciam que há um tempo maior de estudo, o espaço é a própria de casa ou ambiente de trabalho que adquire um significado maior. Isto só é possível acontecer na medida em que o aluno se dá conta que precisa estudar por ele mesmo, terá que ser responsável  pela atividade de estudar, ou seja, torna-se o sujeito da busca do conhecimento. Os alunos demonstram crença na educação EAD que implica em dedicação, vontade, esforço e que os objetivos do curso possam ser atingidos. As ferramentas de aprendizagem disponíveis,  materiais didáticos,  os tutores virtuais e presenciais constroem  um ambiente favorável para a aprendizagem que  reforça a crença que esta é um oportunidade e uma possibilidade singular de aprendizagem. Além de gerenciar o próprio estudo têm-se vantagens econômicas: mensalidades mais acessíveis, deslocamento. As categorias são otimizadas pela utilização de tecnologias de informação e comunicação, facilitadas pelos professores ou outras pessoas no sentido de provocar a busca do o conhecimento com seriedade, qualidade, sendo um valor inestimável para a vida. A educação através da modalidade EAD atende as expectativas dos alunos. Conseguem aprender, interagir, aprendendo a utilizar os recursos tecnológicos, provocando mudanças profundas pessoais e sociais. Através de sua liberdade e responsabilidade  aprender a serem autônomos, crentes numa educação de qualidade e preparados para o exercício profissional.