Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID-SUBPROJETO: EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE SABERES E FAZERES DA PRÁTICA DOCENTE.
MARIA CRISTINA CHIMELO PAIM, EDUARDO DA SILVA MACHADO, ALINE FLORES VIZZOTTO, GABRIELA MIRANDA DA SILVA, ANDERSON LUIS HENNING, BERNARDO FRANCO MARQUES, CAROLINA BRAZ CARLAN, THAIS PALMA COHEN, FRANCIENE BIASI FRIGO, DANILO ALVES, EMILIA PFLUCK GELOCH, PABLO GUSTAVO RODRIGUES DE VASCONCELOS, PRISCILA ROOS BRIÃO, THAIS FERNANDES BRAZ, MARIANE RIBEIRO TRINDADE, WAGNER LINHATTI OLIVEIRA, MAURICIO RODRIGUES DA SILVA, JÉSSICA DE JESUS JARDIM DE TRINDADE, HINAJARA TRINDADE DA SILVA, FABIO DA SILVA BELOUS, DAIANE MORAIS, LINDA ROSANE CALDEIRA DA SILVA, MARCELO REZER WINTER, MARIA DO CARMO DIAS GONÇALVES, ROSANE DE ALMEIDA PENNA

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo fomentar a formação inicial de professores, seguindo as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e os princípios da Política Nacional de Formação de Profissionais na Educação Básica. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas municipais. O subprojeto EDUCAÇÃO FÍSICA: entre Saberes e Fazeres da Prática Docente ancora-se na consideração legal (LDB 9394/96) onde a Educação Física configura-se como componente curricular obrigatório da Educação Básica e a partir da verificação que na realidade das escolas públicas de Santa Maria as aulas de Educação Física não se caracterizam na sua maioria, como uma experiência interdisciplinar. Durante muito tempo a Educação Física no contexto escolar foi vista como hora de lazer ou momento de trabalhar o corpo, desenvolvendo suas funções físicas, reforçando a concepção dicotômica de corpo e mente. Hoje a Educação Física é considerada disciplina integrante do projeto pedagógico da escola. Essa realidade encontrada fomenta na área um debate sobre a necessidade de aproximar a Universidade e a produção do conhecimento modificando o paradigma da Educação Física Escolar e superando antigas concepções, sendo a interdisciplinaridade uma das propostas de maior repercussão nessas discussões. O subprojeto iniciou suas atividades no dia 13 de agosto de 2012, conta com a participação de quatro escolas da rede municipal, quatro professores de educação física, 20 bolsistas acadêmicos, sendo cinco em cada escola e a coordenação de área, professora da ULBRA Santa Maria. Como plano de trabalho inicial o grupo realizou nos meses de agosto e setembro o reconhecimento e familiarização com o contexto escolar, conhecendo a dinâmica das escolas, no que se refere ao diagnóstico do contexto socio cultural de cada escola, estrutura física e organizacional das escolas, conhecimento do Projeto pedagógico, regimento escolar, planos de estudos, calendário escolar, entre outras atividades, sempre sob a orientação dos professores supervisores e coordenação de área. Mediante a elaboração dos relatórios da etapa de reconhecimento da realidade escolar, será realizado o planejamento de intervenção. Etapas essa que já estamos inicializando os trabalhos, os grupos estão definindo as ações a serem realizadas com as turmas/grupos participantes, buscando envolver os alunos, professores, funcionários, família e comunidade. Semanalmente acontece uma reunião onde estão presentes os acadêmicos, professores e a coordenação de área, onde há o relato, avaliação e planejamento das atividades. Acreditamos que a inserção do futuro profissional de Educação Física, na realidade escolar, apresenta-se como a possibilidade de observação, atuação e formação docente crítica e responsável sobre a práxis pedagógica.