Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
Ensinando ciências através da Unidade de Aprendizagem “A química do corpo humano”
Simone Mertins, Carla Melo da Silva, José Vicente Lima Robaina, Mônica Gallon, Vladmir Trindade, Karin de Mello

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


O presente trabalho começou a ser desenvolvido no segundo semestre de 2012, em duas turmas de 5º ano da escola Municipal de Ensino Fundamental Rio de Janeiro. A aplicação desta Unidade Didática de Ciências (U.D.C) tem como objetivo consolidar os conteúdos de corpo humano, higiene e saúde por meio de atividades que despertem o interesse das crianças pela ciência. O processo consistiu na realização de diversas atividades como a execução de jogos pedagógicos, experiências, trabalhos com mapas conceituais, uso de mídias como apresentação de slides e vídeos. No início do trabalho foram coletados dados através de um questionário inicial, a fim de verificar os conhecimentos prévios do aluno. Durante as atividades questionários de diagnostico foram aplicados permitindo avaliar aprendizagem. Com a análise dos dados obtidos até o momento foi possível perceber como estas atividades diferentes, que fazem o aluno pensar e relacionar com o seu cotidiano, despertaram o interesse fazendo com o que o aprendizado seja significativo.