Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Curso de Letras em escola municipal de Canoas
Dóris Cristina Gedrat, Ana Maria Castro de Bem, Rosimere Aparecida dos Santos Penna, Cristian de Oliveira Machado, Maria Cristina Corrente de Souza, Andressa Thiesen dos Santos, Danilo Gonçalves de Medeiros Júnior

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


O sub-projeto de Letras, integrante do projeto da ULBRA do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo geral oportunizar aos alunos seu aperfeiçoamento pessoal e docente e às escolas contempladas o aperfeiçoamento de sua educação. Visa, também, estreitar as relações entre a Universidade e as Escolas da comunidade; desenvolver entre alunos de educação básica o tema da sustentabilidade e da cidadania, mediante a prática do ensino-aprendizagem de língua portuguesa; desenvolver a prática do uso da língua materna, em diferentes situações de comunicação oral e por escrito, como debates, interpretação teatral, interpretação musical, discursos, relatórios, textos escritos de gênero narrativo, descritivo e argumentativo, etc.; valorizar ações sustentáveis dentro e fora da escola, relativamente à leitura e ao manuseio de livros, priorizando a biblioteca da própria escola e a forma como é mantida e utilizada. A escola onde os cinco alunos bolsistas do curso de Letras da ULBRA realizam as ações do projeto PIBID é a Escola Municipal de Educação Fundamental Thiago Würth, no bairro Mathias Velho, na cidade de Canoas. Lá, os alunos estão aos cuidados de um professor supervisor, também bolsista do PIBID, o qual, juntamente com a coordenadora do projeto de Letras, docente da ULBRA, e com os próprios alunos bolsistas, planeja e realiza atividades dentro e fora de sala de aula na escola contemplada. O projeto justifica-se pela necessidade de integração entre a Universidade, as escolas e a comunidade; a importância, para o licenciando, de oportunidades para conhecer o ambiente escolar e praticar as teorias estudadas durante o Curso de Letras; a importância da língua portuguesa para o desenvolvimento pessoal e acadêmico do discente, uma vez que é através da linguagem que ele constrói o seu conhecimento, elabora conceitos, traz à consciência seus valores e objetivos, etc.; a relevância do tema da sustentabilidade e cidadania para a sociedade em geral. Os alunos bolsistas vêm atuando na escola Thiago Würth desde 13 de agosto de 2012, desenvolvendo atividades em turmas da 5ª à 8ª série e em turmas de EJA, nos turnos da manhã, tarde e noite. Pretende-se, aqui, demonstrar ações e resultados obtidos desde o início do projeto, divulgando, assim, a importância desta iniciativa da CAPES e estimulando alunos e professores a engajarem-se no programa.