Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Ressignificando Paradigmas: Discutindo sobre prevenção, melhoria e conservação ambiental
Jacinta Weber Bourscheid

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


No momento em que a comunidade escolar, como força coletiva e formadora de paradigmas, possibilitar a percepção da problemática ambiental, o diálogo e a reflexão, ampliando a sua atuação para a busca de mudanças e o exercício de sua cidadania, estará realmente contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza. Neste sentido, percebe-se a necessidade de pesquisar possibilidades e parâmetros sociais que possam provocar impactos, buscando subsídio para implantar soluções de melhoria e conservação ambiental através da ação de estudantes. O estudo objetivou estimular o senso crítico e a ação de estudantes de escolas públicas, estaduais e municipais, da cidade de Pelotas, a partir da realidade dos alunos, bem como incentivar a elaboração de projetos, viáveis para a posterior implementação. Utilizando estratégias extraclasse incentivou-se o desenvolvimento de ações ambientais. Para isso, fez-se uma investigação, levantando problemáticas ambientais do entorno de escolas e refletindo sobre as práticas a serem abordadas com a ação. Atividades lúdicas foram desenvolvidas com alunos e professores de anos iniciais, como palestras sobre coleta de lixo e a natureza, vídeos de conscientização, plantio de árvores, confecção de brinquedos com material reutilizado, pintura de ilustrações, histórias e discussões envolvendo a natureza. Nos encontros os estudantes participaram de reuniões de estudo, debates, diálogos e planejamento das atividades práticas. Como resultados parciais destacam-se inicialmente a importância da Educação Ambiental, como formadora de sujeitos cidadãos, onde cada um é corresponsável pelas ações de solidariedade, igualdade e respeito às diferenças que esta área do conhecimento envolve portador de direitos e deveres na defesa da qualidade de vida. Como conclusão pode-se afirmar que a dimensão ambiental envolve um conjunto de atores do universo educativo, engajando conhecimento, capacitação de profissionais e cidadãos de forma interdisciplinar. Através das práticas realizadas, foi possível desenvolver atividades interativas e dialogadas, criando novas atitudes e repensando as atuais, estimulando a mudança de valores individuais e coletivos, conectando a realidade e as vivências com os saberes da educação formal, assim, ressignificando paradigmas. A educação das escolas é uma das mais influentes formadoras de atitudes, com o envolvimento e a participação dos alunos, foi notório o quanto é importante o assunto da educação ambiental, na ampliação e atuação de mudanças para o exercício da cidadania.