Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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A Visualidade Cultural Humana e suas relações simbólicas coletivas
Carolina Flores Schmidt

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


“A Visualidade Cultural Humana e suas relações simbólicas coletivas”, foi um projeto educativo aplicado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cônego Paulo de Nadal, na cidade de Porto Alegre, durante o segundo semestre do ano de 2011. Este projeto foi resultado da experiência concretizada de minha prática de Estágio docente durante meu período de formação como acadêmica do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. O tema escolhido para o desenvolvimento do projeto educativo em questão, parte da visualidade dos corpos dos indivíduos na sociedade e os aspectos culturais presentes na representação simbólica de suas estéticas. O objetivo principal foi desenvolver o pensamento crítico nas relações pessoais e coletivas, e a percepção sobre as múltiplas estéticas que fazem parte da memória da construção social. O projeto educativo buscou, também, cumprir com o papel do compromisso com a função social da escola. Pois, a diversidade é representada nas inquietudes de crianças e jovens dentro de contextos sociopolíticos culturais atuais, e o ambiente escolar deve expressar-se como uma ferramenta norteadora para a inserção social no contexto de um mundo marcado pela globalização e o hibridismo cultural contemporâneo. A metodologia aplicada apontou para o estímulo ao questionamento, colocando o aluno como construtor de seu próprio conhecimento, interpretando, identificando e percebendo as significações visuais e intelectuais da Arte como suporte cultural, valorizando as relações interculturais da sociedade. Os autores utilizados como referência (Ivone Mendes Richter, Luciane R. Nascimento Garcez, Anabela Pereira, entre outros) contribuíram para o melhor entendimento sobre como se dão as relações visuais proporcionadas pela diversidade cultural, fomentando questões essenciais como as relações entre pessoas de culturas diferentes e o reconhecimento da pluralidade social que abrange percepções e valores estéticos próprios, na construção social de um povo e na expressividade do corpo de um indivíduo em suas relações coletivas. Diversos artistas brasileiros também calçaram este Projeto como, Walter Firmo, Rosana Paulino, Lucílio de Albuquerque, Vera Chaves Barcelos e Flávio de Carvalho, que, a partir de suas obras, contribuíram para a percepção de diversas questões que nortearam o tema de estudo. A visualidade dos corpos indígenas nas grandes metrópoles também abasteceu conceitos interculturais muito importantes para o Projeto, especialmente os povos Kaingang e Guarani viventes da urbanidade de Porto Alegre. De tal maneira, o resultado deste trabalho contribuiu para uma reflexão mais abrangente sobre a importância de promover um ensino que torne os educandos sujeitos observadores, questionadores e atuantes na sociedade, sobretudo de modo a contribuir em uma construção social coletiva integradora, comunicativa, livre de preconceitos e discriminações.