Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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Relação entre pesquisa, ensino e extensão como indicadores de qualidade no ensino superior
Grazile Silva Rodrigues, Janine dalpiaz reschke

Última alteração: 24-10-2012

Resumo


O projeto de pesquisa realizado na área da educação na Universidade Luterana do Brasil, Campus Gravataí iniciou em março de dois mil e doze com o intuito de Analisar a trajetória de formação de docentes universitários e os fatores que definem a relação ensino e pesquisa, conectando-os com a qualidade de ensino. Considerando a afirmação de Freire (1997) que “faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. O de que se precisa é que, em sua formação permanente,o professor perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador”. Reconhecendo a indissociabilidade entre docência e pesquisa, e que se alimentam reciprocamente, como um fenômeno epistemológico e histórico, a produção de conhecimento sobre o tema, no âmbito da pedagogia universitária, pode gerar movimentos em direção a paradigmas instigantes e inovadores sobre formação de professores. Portanto, o presente trabalho procura desvelar o tema “Relação entre pesquisa, ensino e extensão como indicadores de qualidade no ensino superior”. Busca no modo qualitativo e no cunho etnográfico, através de entrevistas e questionários, mapear os vinte e seis profissionais professores, sendo dois de cada curso; Biologia, Letras, História, Educação Física, Pedagogia, Educação nas Organizações, Psicologia, Direito, Administração, Serviço Social, Enfermagem e Ciências da Computação. Haverá uma preocupação em compreender as diferentes concepções de pesquisa segundo os campos e áreas de atuações desses profissionais, sujeitos da pesquisa. Procurar-se á incluir docentes de áreas acadêmicas distintas assim como foram selecionados, na mostra, professores com reconhecida competência docente, que foram apontados por estudantes e colegas de cursos.  Atualmente a pesquisa encontra-se em coleta de dados, a etapa seguinte será a análise de conteúdos dos questionários buscando compreender em que medida central a formação e valorização docente universitário e as habilidades da pesquisa e extensão, impacta a qualidade da educação superior. Tendo em vista a importância da pesquisa, do ensino e da extensão na formação dos acadêmicos da Universidade Luterana do Brasil de Gravataí, faz-se necessário proporcionar aos educandos ferramentas básicas para serem incluídos no mundo do trabalho, e a pesquisa se estabelece como pano de fundo, pois uma qualificação sólida poderá levar a uma qualidade de trabalho.