Portal de Eventos da ULBRA., XII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
O Lúdico na Unidade de Aprendizagem: A Importância da Área de Ciências
belchior gilmar canello, renata carvalho, vanessa maciel, francisco severo

Última alteração: 24-10-2012

Resumo


O presente trabalho relata a proposta de formação de professores de Química potencializada no espaço-tempo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). A proposição deste relato constitui-se na socialização do planejamento e desenvolvimento de uma metodologia de ensino Unidade de Aprendizagem (UA), realizada com alunos da 8ª série, 9º ano da educação básica do ensino fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio de Janeiro, em Canoas, RS. Esta UA foi planejada no intuito de descrever a investigação com vistas a compreender de que modo uma UA baseada no Educar pela Pesquisa, com uma abordagem lúdica, pode contribuir para a aprendizagem significativa acerca do que pensam e sabem os alunos a respeito da importância da área de ciências, nos conteúdos de química e física. As conclusões da investigação desta UA se constituirão num estudo de caso de caráter qualitativo e quantitativo.