Portal de Eventos da ULBRA., XIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS DIFERENCIADAS: A IMPORTANCIA NO PROCESSO ENSINO-APREDIZAGEM
Priscila de Moraes, Mariana Mostardeiro, Natalia Sommer, Josiane da Motta Pinto, Débora dos Santos Chaves, Edina Ulrich Selau, Eliane Fraga Silveira

Última alteração: 07-01-2014

Resumo


O presente estudo foi realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas (PIBID/ULBRA), tendo como objetivo relatar a importância de práticas no ensino de ciências entre adolescentes de 5º ano a 8º serie do ensino fundamental. Nas últimas décadas a relação aluno-professor vem mudando consideravelmente, hoje o educador deve ser considerado como sujeito interativo e ativo no processo de construção do conhecimento, cabendo a ele estabelecer relação de empatia com seus alunos e da criação de elos entre o seu conhecimento e o deles. Neste contexto, destacam-se a importância das práticas diferenciadas como meio norteador da relação de motivação, interesse e relação interpessoal dos alunos. Visando suprir essas necessidades de aproximação os bolsistas desenvolveram na Escola M.E.F. Max Adolfo Oderich, município de Canoas, RS, atividades lúdicas e práticas, envolvendo o tema ‘Cidadania e Sustentabilidade’, no período de 2012-2013. Neste contexto de trabalho os alunos podem interagir de forma ativa com as práticas propostas, demonstrando assim sua satisfação com a mesma. Essa forma de trabalho propiciou experiências satisfatórias, pois os alunos de forma geral participam ativamente das aulas, e essa motivação tem um papel muito importante nos resultados que os bolsistas e alunos almejam. Diante das práticas vivenciadas pelo grupo pode-se perceber que a interação e satisfação dos alunos com as atividades propostas é fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Desenvolver conteúdos de formas práticas favorece uma boa relação professor-aluno, além de formar alunos questionadores e conscientes do seu próprio processo de aprendizagem.

Texto completo: Pôster