Portal de Eventos da ULBRA., XIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS DIFERENCIADAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: HORA DO CONTO
Débora dos Santos Chaves, Priscila de Moraes, Josiani da Motta Pinto, Mariana Mostardeiro, Natalia Sommer, Édina Ulrich Selau, Eliane Fraga da Silveira

Última alteração: 07-01-2014

Resumo


Ciências é uma disciplina prática, permite relacionar variados conhecimentos específicos entre si, prioriza o desenvolvimento de conceitos científicos e instiga reflexões sobre as mudanças, bem como, suas implicações sociais, políticas, econômicas e ambientais. De encontro às possibilidades da disciplina, temos a prática por ‘ludo educação’ que apresenta-se como uma temática de bastante destaque na área educacional. Tratamos por ludo educação quando utilizamos jogos, brinquedos e brincadeiras propiciando um ambiente de aprendizagem mais enriquecedor e prazeroso, tanto para as crianças quanto para os professores. De acordo com este contexto, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas (PIBID/ULBRA), tem por objetivo desenvolver atividades e práticas diferenciadas no ensino de ciências com os alunos da Escola M.E.F. Max Adolfo Oderich, município de Canoas, RS. No período de agosto de 2012 a agosto de 2013 os bolsistas desenvolveram atividades como ‘Hora do Conto’ e ‘Jogos Pedagógicos’. A primeira atividade foi baseada no livro ‘A primavera da Lagarta – Ruth Rocha’ onde foi realizada uma releitura da história com o auxilio de Power Point. Para demonstrar o ciclo de lagarta foi apresentado para os alunos material demonstrativo (ovos, casulo, lagarta, borboleta) cedido pelo Museu de Ciências Naturais (MCN) da ULBRA. Buscando a conscientização ambiental e valorização das espécies, foram propostas atividades como: pintura do ciclo da lagarta, construção de livrinho da história, bem como, confecção de fantoches dos personagens. Outra história que amparou as atividades do grupo foi ‘A Piabinha do Rio das Velhas - Rosa Ayres’ a história foi encenada com o uso de fantoches. Trabalhou-se temas como: poluição da água e separação de lixo. Para tal, os alunos confeccionaram um filtro d’água caseiro, e brinquedos a partir de materiais reutilizáveis. Em sequência, trabalhou-se a história ‘Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-guará – Ângelo Machado’ onde os bolsistas realizaram uma encenação para toda a escola, buscando salientar a importância dos biomas apresentados, bem como, preservação das espécies presentes nestes. Em 2013, o grupo abordou o tema ‘Alimentação Saudável’, utilizando a história ‘O Sanduíche da Maricota – Avelino Guedes’, a narrativa ocorreu através de um ‘varal de imagens’, onde os alunos podiam visualizar a história. A narrativa aborda hábitos alimentares de alguns animais, onde montam um sanduíche com alimentos que mais gostam de comer. Enfatizando a importância de ter uma alimentação equilibrada e saudável. No final da atividade, os alunos puderam fazer o seu próprio sanduíche natural.  Diante das práticas desenvolvidas pelo grupo pode-se perceber que todos os envolvidos podem beneficiar-se de histórias e brincadeiras, tanto pelo aspecto lúdico, de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem de ciências de forma menos convencional.


Texto completo: Pôster