Portal de Eventos da ULBRA., XIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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A RELAÇÃO ENTRE ENSINO-APRENDIZAGEM, GESTÃO DO CONHECIMENTO E COCRIAÇÃO DE VALOR NA SALA DE AULA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Flávio Régio Brambilla, Eduardo Basso Junior, Anderson Ricardo Yanzer Cabral, Raquel Usevicius Hahn

Última alteração: 07-01-2014

Resumo


O projeto de pesquisa da ULBRA Porto Alegre intitulado “O Uso de Práticas de Gestão do Conhecimento e a Cocriação de Valor para Promoção da Ensinagem no Contexto do Ensino de Gestão” é um projeto multidisciplinar, em continuidade ao projeto de 2012. Centraliza-se nos saberes relacionado ao campo organizacional, gestão do conhecimento e práticas de ensino. A gestão do conhecimento, que é uma sistemática organizada de captação e armazenagem de informações úteis proporciona que as organizações em seus variados contextos tenham orientação clara acerca de seus procedimentos. Anastasiou (2010) destaca no contexto educacional que há necessidade na observação dos processos de ensinar, aprender e nas práticas mais adequadas para que esta relação seja estabelecida. Ensinar, aprender e apreender, são atividades integradas, como é o processo de geração do conhecimento, o que ocorre nas instituições de ensino e nas organizações de caráter geral. O conceito da cocriação de valor estabelece práticas colaborativas que proporcionam valor adicional aquele desenvolvido unilateralmente. Vargo e Lusch (2004), em seu artigo seminal destacam que a interação, que é elemento da cocriação de valor, gera os melhores resultados (o que se aplica na relação ensino-aprendizagem). Os objetivos deste projeto incluem a identificação dos preceitos gerais de gestão do conhecimento e seus benefícios, diante da cocriação dos saberes técnicos e do ensino-aprendizagem, quais podem servir como forma de promover maior qualidade no curso de administração. Os métodos utilizados incluem técnicas contextuais, como a Etnometodologia, para estudo dos fenômenos em seu contexto natural. Aplicação de vignettes etnometodológicas, entrevistas e coletas de dados em campo mediante levantamentos são estratégias já utilizadas pelo grupo, qual desde março de 2012 desenvolve pesquisa, extensão e integração entre ensino presencial e EAD. Como resultados já consolidados constam a formalização do grupo de pesquisa da ULBRA Porto Alegre, a publicação conjunta dos professores envolvidos no projeto com colegas, o desenvolvimento do espírito da pesquisa entre os alunos bolsistas voluntários do ensino presencial e EAD. Ainda, a capacitação destes quanto à coleta de dados e a aproximação com tutores do curso de administração à distância. Publicações já foram efetuadas em eventos no Brasil e no exterior, e também em revistas científicas relacionadas no sistema Qualis/Capes. Uma das metas futuras é a captação de recursos externos de entidades de fomento a pesquisa.


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