Portal de Eventos da ULBRA., XIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
Formação Continuada em Geometria no Lócus Escolar: O Que Pensam os Professores?
Joelma Fatima Mattei, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Última alteração: 07-01-2014

Resumo


Neste trabalho apresentamos recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como problema de investigação a seguinte questão: “Como a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em duas escolas públicas do município de Canoas, contribui para o ensino da Geometria nestas escolas?”.Este estudo traz a análise de uma entrevista semiestruturada, a qual encerrou o trabalho de formação continuada realizada com 15 professoras polivalentes de duas escolas públicas do município de Canoas, onde um dos aspectos discutidos foi a importância da formação continuada em Geometria no lócus escolar, e sob este aspecto apresentamos a opinião das professoras participantes. Perguntamos às professoras: Qual a sua opinião sobre a formação continuada em Geometria que realizamos e de que forma ela influenciou ou não a sua prática ou o seu pensar docente? Analisamos as falas das professoras e encontramos aspectos relacionados a acomodação do professor, onde a formação continuada foi vista como um incentivo na busca de novas alternativas de ensino e o fato de que essa formação ocorreu dentro da escola. Outro aspecto identificado foi a reflexão que a formação continuada em geometria proporcionou ao professor ao mostrar que o conteúdo matemático nos anos iniciais não é somente as quatro operações e a resolução de problemas, mas que a Geometria também é importante, pois desenvolve no aluno um tipo diferente de pensamento que o faz entender melhor o mundo em que vive. Podemos identificar também que aformação continuada que realizamos proporcionou às professoras confiança para que as mesmas levassem para a sala de aula um pouco do que vivenciaram e surpresas ao ver o aluno realizando de forma satisfatória as atividades que foram propostas. Sabemos que o professor polivalente tem uma formação inicial bastante generalista. Por esta razão acreditamos que a formação continuada dos professores é essencial para aprofundar conhecimentos específicos e didáticos relativos a diferentes áreas do currículo, buscando formas alternativas de renovar,aperfeiçoar e refletir suas práticas. Através da análise das falas das professoras podemos identificar que as mesmas tiveram oportunidades de refletir sobre suas práticas e o seu pensar docente. Acreditamos que a formação continuada dentro das escolas favorece um ambiente de troca de experiências, discussão e reflexão, oportunizando o desenvolvimento profissional dosprofessores. Esperamos com este trabalho ter auxiliado na formação de um grupo de professores preocupados com o ensino da Geometria, focados em fazer diferente em sala de aula,acreditando no potencial de aprendizagem dos alunos.

Texto completo: Pôster