Portal de Eventos da ULBRA., XIV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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IDEB: quais as possíveis influências sobre a prática dos professores da Educação da Básica
Janaína Godinho, Maria Eloísa Farias

Última alteração: 22-10-2014

Resumo


O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador do desenvolvimento da Educação Básica do Brasil e foi elaborado pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Brasileira) e a cada dois anos uma verificação externa é aplicada (Prova Brasil). A combinação da pontuação média dos estudantes  nesta avaliação externa padronizada com a taxa de rendimento escolar resulta no IDEB.  Cabe salientar, que as avaliações externas executadas pelos Sistemas de Monitoramento de ensino, sejam eles municipais, estaduais, federais e/ou internacionais, têm objetivos diferentes das avaliações escolares que os professores realizam com seus alunos. Em qualquer instância, os índices gerados pelas avaliações externas, além de diagnosticar o desempenho dos alunos, expõem o trabalho docente. Nesse sentido, julgou-se relevante investigar o conhecimento docente sobre o IDEB, e de que forma esta avaliação externa influencia as suas práticas em sala de aula. A proposta de trabalho abrangeu os seis professores da Educação Básica integrantes do Programa Observatório da Educação (Edital 2010), sendo duas professoras da rede municipal de Canoas, uma professora e um professor da rede municipal de Sapucaia do Sul e duas professoras da rede municipal de São Leopoldo. Os dados analisados correspondem a um recorte de uma pesquisa, na qual foram utilizados três instrumentos de coleta dos dados (entrevistas em grupo – onde foram analisadas as falas dos sujeitos, caderno de pesquisa – na qual foram analisadas as respostas escritas e análise documental), especificamente as respostas das questões 10, 11 e 12 do Caderno de Pesquisa, a seguir: 10) O que você sabe sobre o IDEB? 11) Você sabe qual é o IDEB de sua Escola? Qual? E 12) De que forma as avaliações externas influenciam a sua prática docente? Com base na análise dos resultados obtidos, pode-se afirmar que os docentes investigados possuem conhecimento básico sobre o IDEB, porém não atribuem influência direta das avaliações externas sobre as suas atividades em sala de aula, havendo inclusive a afirmação de que não há o repasse de informações ou orientações pelas Secretarias Municipais de Educação. Sendo o IDEB um indicador tão relevante na elaboração de políticas educacionais, para que este seja compreendido pelos docentes como parte integrante de sua atividade profissional, considera-se imprescindível a necessidade dos órgãos gestores, além de esclarecerem os diretores das escolas e os docentes, também debaterem os objetivos e finalidades das avaliações externas, para que estas sejam vivenciadas e valorizadas na escola como parte do processo formativo e indicativo de caminhos a serem aprimorados.