Portal de Eventos da ULBRA., XIV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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COERÊNCIA E CONTRADIÇÃO: O CONTEÚDO E A FORMA NO EXERCÍCIO
maria janine dalpiaz Reschke

Última alteração: 22-10-2014

Resumo


 

Este estudo teve como objetivo compreender como os docentes das disciplinas de Didática Geral e Didática Específica em cursos de licenciatura constituíram as suas trajetórias e como estas repercutem na sua prática pedagógica e na formação inicial dos seus estudantes. Com o objetivo de cercar essas relações, busquei pesquisas no campo da Pedagogia Universitária que tratam especificamente sobre a formação e o desenvolvimento dos professores, e que serviram de fundamento para este estudo. Encontrei contribuições em Cunha (1989, 1998), Pimenta (1998), Leite (1999), Anastasiou (1998), Balzan (1998), Masetto (1998,2003), Morosini (2003), Pimenta e Anastasiou (2002), Veiga (1994), Castanho e Veiga (2001),Zabalza (2004), Isaia e Bolzan (2009), entre outros.A metodologia foi construída na perspectiva qualitativa, de inspiração etnográfica, com observação direta de situações de aula e entrevistas semiestruturadas com os seis professores, sendo três de Didática – Organização do Trabalho Pedagógico e três de Didática Específica que atuam nos cursos de Pedagogia e Biologia. As entrevistas com os docentes tiveram como foco compreender como estes construíram a sua profissionalidade, a partir da análise das suas trajetórias profissionais. As observações em sala de aula procuraram compreender a articulação da aula dos docentes e as relações que estabeleciam com os estudantes.Os resultados da pesquisa reafirmam que a docência universitária é feita de rupturas, continuidades e contradições entre o discurso e a prática, e a maioria dos docentes expressou preocupação com a relação entre a forma e o conteúdo das disciplinas que ministrava. O campo pedagógico, atravessado por diferentes valores e crenças, envolve a docência que lida com desafios que a reconfiguram e a ressignificam. É um fenômeno de natureza coletiva e complexo, sendo vivido socialmente, distante de simplificações.

 

 


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