Portal de Eventos da ULBRA., XIV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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ARQUITETURA E URBANISMO NO LITORAL NORTE DO RS: REQUALIFICAÇÃO URBANA ÀS MARGENS DA BR 101 EM TERRA DE AREIA
Luciana Silva, Bianca Breyer Cardoso, Efreu Brignol Quintana, Karla Nunes de Barros Coelho

Última alteração: 22-10-2014

Resumo


O presente trabalho apresenta a pesquisa realizada na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, durante o semestre de 2013/2 no curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres, cujo tema versa sobre o impacto da duplicação da BR 101 na zona urbana do município de Terra de Areia, RS. Este trabalho integra o projeto de pesquisa intitulado «Inventário de Bens de Interesse Arquitetônico e Urbanístico no Litoral Norte do Rio Grande do Sul», realizado pelo grupo de pesquisa Arquitetura e Urbanismo no Litoral Norte do RS, que visa garantir uma reflexão mais precisa sobre as manifestações arquitetônicas e urbanísticas que constroem a paisagem cultural do Litoral Norte. A pesquisa objetiva subsidiar o projeto a ser realizado no Trabalho de Conclusão de Curso II, sendo parte integrante deste ao contribuir para a delimitação e problematização do objeto de intervenção, envolvendo todos os procedimentos metodológicos preliminares de projeto arquitetônico e urbanístico. Através de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, o trabalho abarca as seguintes etapas:            apresentação geral do tema;   conceito, definições e aspectos históricos relativos ao tema;         problematização e Justificativa da temática escolhida; objetivos e relevância da proposta; viabilidade de implementação; caracterização dos agentes; necessidade e benefícios; apresentação e justificativa da área de intervenção; condicionantes legais e técnicos relativos ao terreno e à temática; caracterização das atividades e dos usuários. A pesquisa permitiu observar que a duplicação da BR 101, em via elevada formada por taludes definiu uma barreira dificulta a integração entre os dois lados da via no seu trecho urbano. O número de passagens de pedestres foi reduzido, ocorrendo em apenas três pontos, com passagens subterrâneas que são percebidas pelos moradores como desagradáveis e inseguras. A alteração na configuração do tecido urbano resultou em ruptura do padrão de acessibilidade e divisão da área central do município em duas zonas segregadas. A via que corresponde a BR deixou de ser a principal e mais integrada do sistema para ser a mais segregada, pois está isolada do restante do tecido urbano. Este estudo, após identificar o impacto da implantação da autopista, permitiu vislumbrar alternativas de rearranjo da forma urbana e das atividades de modo a explorar o potencial existente em determinadas áreas degradadas da cidade. Um projeto de requalificação deve tratar de reconectar as duas margens da estrada e dispor de programas de atividades e localização de comércios, serviços e habitação que devolvam a vitalidade dos espaços urbanos.