Portal de Eventos da ULBRA., XIX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CANOAS)

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A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE MEDICINA SOBRE O USO DE MAPAS CONCEITUAIS E MENTAIS EM ANATOMIA HUMANA
Vera Cristina Brandão Diniz Oliveira, Paulo Tadeu Campos Lopes

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


As tecnologias digitais podem ser utilizadas a fim de viabilizar melhores resultados no processo do ensino e aprendizagem. O uso de mapas conceituais e mentais ajuda a tornar o ensino “conceitualmente transparente” contribuindo para melhorar o desempenho e os índices de aprovação nas disciplinas, promovendo uma educação com mais qualidade, permitindo registrar o pensamento de maneira criativa. O presente trabalho tem por objetivo verificar a percepção dos alunos em relação à utilização de mapas conceituais e mentais no estudo de Anatomia Humana. Foi realizada uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. A WebQuest (WQ) foi uma estratégia educativa. Os componentes da WQ são: introdução, tarefa (onde houve a solicitação da construção dos mapas), processo, recursos e avaliação (onde foram disponibilizados a explicação sobre a construção de mapas que deveriam abranger dois sistemas corporais). A ferramenta virtual foi disponibilizada na plataforma WQ do Google sites. A pesquisa compreendeu 31 alunos da disciplina de Morfologia I do curso de Medicina de uma universidade privada da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS, durante o primeiro semestre de 2019. Foi aplicado um questionário, contendo questões abertas e fechadas de acordo com a escala psicométrica Likert (5 pontos) e opções binárias, para verificar conhecimentos prévios sobre mapas mentais e conceituais, assim como observar a percepção dos alunos em relação ao seu aprendizado com o auxílio desses mapas. A adesão dos discentes foi de 100%. Na pergunta: “A construção dos mapas auxiliou no seu aprendizado?” 12 alunos responderam que “sim, um pouco”, perfazendo 42,85 % do grupo, 15 alunos responderam “sim, muito”, perfazendo 53,57% do grupo e um aluno respondeu que “não influenciou”, indicando 3,57% do grupo pesquisado. Apresentamos as percepções de alguns alunos: “Apesar de já conhecer, relembrei a utilidade e pretendo adotar o método em estudos seguintes”, “Gostei de realizar a atividade” e “Atividade auxiliou no ensino”. O uso de mapas conceituais no planejamento da ementa de uma disciplina ajuda a tornar o ensino conceitualmente transparente contribuindo para melhorar o desempenho e os índices de aprovação nas disciplinas, uma vez que promove uma educação com mais qualidade, alinhada às demandas do mundo contemporâneo. Baseado nos resultados, percebemos facilitação na construção do aprendizado, reforçando o Ensino Superior por meio de mídias digitais.


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