Portal de Eventos da ULBRA., XIX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CANOAS)

Tamanho da fonte: 
ACHADOS RADIOGRÁFICOS DE MEGAESÔFAGO EM CANINO: RELATO DE CASO
Fernanda Tagliari, Giorgia Tagliari, Fabiane Prusch, Andressa Cardoso de Carli Oliveira, Patrícia Silva Rodrigues

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Introdução

O megaesôfago caracteriza-se pela ausência ou diminuição acentuada dos plexos nervosos intramurais do esôfago, determinando distúrbio motor à deglutição1 , ele pode ser considerado congênito, adquirido idiopático ou secundário. Segundo German2 a principal manifestação clínica é a regurgitação. Nesta patologia a motilidade esofágica encontra-se diminuída ou ausente, resultando no acúmulo e na retenção de alimento e/ou líquido no esôfago3 . Para auxílio do diagnóstico é feita a radiografia torácica, sendo que técnica contrastada é indicada quando a simples não consegue fechar o diagnóstico4 .

Relato de caso

Foi atendido no Hospital Veterinário da ULBRA um canino, fêmea, dois meses de idade, da raça Fila, com histórico de regurgitação e êmese após ingesta de alimentos ou água. No exame radiográfico simples foi observado deslocamento da traqueia e silhueta cardíaca ventralmente. O exame contrastado foi realizado subsequentemente, onde observou-se a dilatação do esôfago com retenção do contraste, além das alterações já descritas.

Discussão

Segundo a literatura, com a radiografia simples é possível verificar o esôfago dilatado e com acúmulo de gás, além da traquéia deslocada ventralmente5 , o que condiz com os achados radiográficos apresentados. Lembrando que é também utilizada a endoscopia para diagnóstico de megaesôfago, mesmo não sendo tão útil quanto as radiografias contrastadas6 , o que não se mostrou necessário. Nas radiografias torácicas de pacientes com megaesôfago pode estar presente a pneumonia por aspiração7 , achado que não foi observado no estudo radiográfico da paciente. A dilatação presente no esôfago vai resultar em uma desordem de motilidade, o que leva à um órgão flácido e com baixo peristaltismo8 , algo que estava possível de se verificar na radiografia, com a presença de alimento no esôfago. Nesse caso as técnicas simples e contrastada, somadas aos achados clínicos, mostraram-se de suma importância para a conclusão diagnóstica.

Palavras-chave: megaesôfago, radiografia, exame contrastado.


Texto completo: POSTER