Portal de Eventos da ULBRA., XIX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CANOAS)

Tamanho da fonte: 
LEVANTAMENTO DE EXAMES RADIOGRÁFICOS REALIZADOS EM CÃES E GATOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO ULBRACANOAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019
Fernanda Tagliari, Fabiane Prusch, Arthur de Oliveira, Francieli Taís Dona, Patrícia Silva Rodrigues

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Introdução

O diagnóstico por imagem constitui-se em um elemento de grande valor para os pacientes caninos e felinos que chegam à clínica veterinária em condição de emergência ou não. Na rotina, a radiografia é a principal modalidade de imagem na avaliação de afecções osteoarticulares e intratorácicas, fornecendo também informações sobre a cavidade abdominal¹. Lembrando que as radiografias podem auxiliar a determinar o estado clínico do paciente, presença de metástases no caso de tumores e o tamanho do tumor primário².

Objetivo

O objetivo do seguinte trabalho foi de realizar um levantamento de exames radiográficos torácicos, abdominais, de membros pélvicos e torácicos, crânio e coluna realizados no Hospital Veterinário da ULBRA-Canoas no período de 02 de janeiro à 28 de julho de 2019.

Metodologia

Durante o período de 02 de janeiro à 28 de julho de 2019 foram realizados um total de 613 exames radiográficos, sendo estes 327 torácicos, 43 abdominais, 157 de membros torácicos e pélvicos, 17 de crânio e 69 de coluna. Dentre os exames de membros, 61 foram de coxofemoral. Dos pacientes avaliados, 507 foram caninos e 106 foram felinos. Os exames radiográficos permitiram diagnosticar 52 fraturas, 6 gestações, 21 nódulos/formações, sendo 20 no tórax e 1 subcutâneo, 64 alterações na silhueta cardíaca, 22 acompanhamentos de talas e fixadores, 22 controles pós cirúrgicos, sendo 2 de enxerto no membro pélvico, 1 caudectomia, 1 colocefalectomia, 1 colapso traqueal e 17 de colocadas ou retiradas de fixadores, entre todos exames 124 não apresentaram quaisquer alterações. Resultado e conclusão

A radiografia demonstra ser um exame muito utilizado, tanto para triagem quanto para diagnóstico. No caso do Hospital Veterinário da ULBRA a maior casuística de exames foram as radiografias torácicas, sendo que o maior número de alterações nos exames foram as fraturas e as alterações na silhueta cardíaca, porém para firmar um diagnóstico de doença cardíaca devem ser realizados outros exames³. Como as extremidades distais dos membros de cães e gatos apresentam uma escassez de cobertura por tecidos moles, as fraturas são mais comuns nestes locais45, o que foi relatado no levantamento de dados.

Palavras-chave: radiografia, casuística, fraturas, diagnóstico por imagem.


Texto completo: POSTER