Portal de Eventos da ULBRA., XIX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CANOAS)

Tamanho da fonte: 
AS ESCOLHAS EDUCACIONAIS COM VISTAS NA TEORIA DE EXPECTATIVA-VALOR
DENISE SANTOS SOUZA, AGOSTINHO SERRANO DE ANDRADE NETO

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


O enfoque educacional STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática) se baseia na valorização da integração dos conteúdos científicos e na minimização das barreiras disciplinares, visando à facilitação das conexões entre a educação e a sociedade (MOREIRA, 2018). A participação em STEM vai além de uma necessidade de formação de cidadãos, trata-se de uma busca e valorização do conhecimento científico, sua aplicação técnica, perspectivas e força de trabalho. Tendo assim grande influência na criação de uma economia estável fundamentada no conhecimento de uma sociedade equitativa. Apesar da importância, presença e influência que a tecnologia tem na vida das pessoas, o interesse e a procura por carreiras STEM pelos jovens tem sido um grande obstáculo para a sociedade. Devido a isso, a inserção em cursos superiores STEM tem sido amplamente incentivado em diversos países do mundo. Entretanto, para que seja possível a elaboração de propostas de ensino, medidas interventivas e ações que estimulem e possibilitem o aumento da procura e interesse por cursos superiores STEM, é necessário saber de qual maneira e quais são as prioridades, os valores e as experiências em que os jovens baseiam as suas escolhas (HENRIKSEN et al., 2015).


Texto completo: POSTER