Portal de Eventos da ULBRA., XIX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CANOAS)

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UTILIZAÇÃO DE LISTAS DE ESPÉCIES AMEAÇADAS, PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Andressa Sales Martins, Paulo Tadeu Campos Lopes

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


A atividade humana tem influência significativa na perda da biodiversidade. A exemplo de espécies que vem sofrendo perda na sua biodiversidade, podemos citar as abelhas, principal grupo de polinizadores. A polinização garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas, desta forma, os polinizadores exercem papel fundamental, atuando em um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra (KLEIN et al., 2007). Para que haja conscientização é necessário que haja, primeiramente, informação e em tempos de era digital, buscar conhecimento é cada vez mais simples. Diversos são os meios utilizados para que a disseminação de informações sobre o meio ambiente ocorra, dentre estes, estão as Listas de Espécies Ameaçadas de Extinção. O presente trabalho tem por objetivo estudar as Listas de Espécies Ameaçadas, por meio de Tecnologias Digitais, estabelecendo uma aproximação entre o educando e as Tecnologias Digitais que a escola venha a oferecer, tornando estes, elementos capazes de qualificar a prática de ensino. O estudo foi realizado, em uma escola estadual de Porto Alegre, com dezoito alunos do segundo ano do ensino médio, basicamente, utilizando as Tecnologias Digitais para a construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de Sequência Didática Eletrônica, para a abordagem de conteúdos de biologia, especificamente temáticas envolvendo o desaparecimento das abelhas. Para este estudo, optamos por utilizar a pesquisa de natureza mista qualitativa e quantitativa. A análise dos instrumentos de coleta de dados, foram analisadas tendo como base a Análise de Conteúdo, como proposta por Bardin (2011), os dados estatísticos coletados neste estudo estão sendo analisados, na comparação entre os valores do pré e pós-teste, será utilizado o teste t de Student para amostras pareadas e o teste não paramétrico de Wilcoxon. Os resultados obtidos, através de Análise de Conteúdo, mostram que o estudo das Listas de Espécies Ameaçadas, por meio de Tecnologias Digitais, estabeleceu uma aproximação entre os participantes da pesquisa e as Tecnologias Digitais oferecidas pela escola, desta forma, qualificando a prática de ensino. Todos os participantes da pesquisa apontaram como sendo positivo o uso das Tecnologias Digitais, principalmente por entenderem que a abordagem dos conteúdos, por meio das tecnologias, é uma maneira mais prática de aprender, além de proporcionar um leque maior de possibilidades para adquirir conhecimento. Concluimos que as Tecnologias Digitais mostram-se como bons instrumentos mediadores da aprendizagem, fazer uso de variadas alternativas de Tecnologias Digitais em sala de aula, para abordagem de diversos conteúdos, pode ser uma maneira viável de aproximar os alunos da atual realidade digital, logo, é muito importante que a escola possa oferecer novas estratégias em suas práticas e esteja concentrada nas mudanças que acompanham as novas gerações.


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