Portal de Eventos da ULBRA., XIX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CANOAS)

Tamanho da fonte: 
MATEMÁTICA E MÚSICA ENQUANTO CIÊNCIA
Lucas Teixeira da Silva, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Este trabalho é referente ao projeto de pesquisa de mestrado intitulado “Ensinando Matemática com Música enquanto ciência: implicações pedagógicas de um estudo de caso”, no qual apresenta uma proposta de experimento focado em um estudo de caso para avaliação das possibilidades de aprendizagem dos conteúdos de Matemática quando articulados com o ensino de Música no segundo ano do Ensino Médio, por meio da aplicação de uma sequência didática. Busca-se responder ao questionamento “de que forma é possível integrar, de maneira interdisciplinar, a música e o fenômeno físico do som no desenvolvimento do processo e ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, aliando o ensino de temas de interesse, tecnologias digitais, considerando a perspectiva cultural?”. O objetivo geral é investigar de que forma a contextualização dos conteúdos matemáticos com outras áreas qualifica o processo de ensino e aprendizagem. Os objetivos específicos são: investigar as relações entre o tema Música e Matemática na perspectiva cultural; identificar e elencar quais os potenciais conteúdos matemáticos são cabíveis de contextualização com a Música e a Física do Som; elaborar atividades encadeadas em uma sequência didática, aliando os temas Música e Matemática com enfoque no uso de Tecnologias Digitais; e investigar a implementação da sequência didática e as ações dos alunos frente ao experimento realizado. A metodologia consistirá em uma abordagem qualitativa com a análise da aplicação de uma sequência didática com estudantes do 2º ano do Ensino Médio, utilizando, como suporte teórico, a teoria da aprendizagem significativa. Segundo GODOY (1995, p.63)[1] “os pesquisadores qualitativos tentam compreender os fenômenos que estão sendo estudados a partir da perspectiva dos participantes”, como por exemplo, esta proposta de experimento, que objetiva avaliar os impactos do ensino de Matemática em conjunto com outras áreas do conhecimento. Define-se sequência didática, segundo Delazeri (2017)[2], como “um conjunto de atividades organizadas, de maneira sistemática, planejadas para o processo de ensino e aprendizagem de um conteúdo, etapa por etapa”. Para Zabala (1998)[3], as sequências didáticas se caracterizam, principalmente, por atividades estruturadas e articuladas. Trazendo para a realidade desta pesquisa, pelo caráter de dinamismo e direcionamento que a sequência didática possui, para a construção da relação entre Matemática e Música, é necessário a organização de etapas na sequência para oportunizar aos alunos momentos em que possam fazer a relação epistemológica entre estas duas áreas do conhecimento. Os dados serão coletados através de questionários pré e pós experimento aliado aos registros de produção dos participantes durante a realização das atividades. O enfoque da análise será a de identificar indícios de aprendizagem significativa e de associação de conteúdos de diferentes áreas, possibilitando aos estudantes relacionarem os conteúdos matemáticos e suas aplicações.

[1] Licenciado pelo curso de Matemática da Ulbra campus Canoas/RS – Brasil. Aluno bolsista CAPES de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, da Ulbra/Canoas. <luccas.txs@gmail.com>

[2] Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha, professora do Curso de Matemática Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Ulbra/Canoas. <claudiag@ulbra.br>

[3] GODOY, A. S. Introdução à Pesquisa Qualitativa e sua Possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63. São Paulo: 1995.

[4] DELAZERI, G. R. A competência da resolução de problemas que envolvem o pensamento algébrico: em experimento no 9º ano do ensino fundamental. Dissertação (mestrado) – Universidade Luterana do Brasil, PPGECIM. Canoas: 2017.

[5] ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Texto completo: POSTER