Portal de Eventos da ULBRA., XIX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CANOAS)

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PROPOSTA PARA INTEGRAR TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE
Karina Nunes da Silva, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Em uma sociedade onde as Tecnologias Digitais vêm se tornando recursos indispensáveis no cotidiano, principalmente por facilitar atividades de diversos setores, considera-se importante a integração destas no ambiente escolar, principalmente, na sala de aula a partir do planejamento docente. Porém, é necessário refletir sobre algumas questões que norteiam este processo, como: De qual (is) maneira(s) essa integração deve ser feita? Será que o professor se sente preparado para integrar as tecnologias em seu planejamento pedagógico? Como utilizar tablets e smartphones de maneira a torná-los ferramentas significativas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental? Neste sentido, a presente investigação de caráter qualitativo e focada em um estudo de caso, propõe uma formação continuada de professores de Matemática, buscando integrar dispositivos móveis na sala de aula através de sequências didáticas planejadas para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem (ZABALA, 1998)3, visando responder o seguinte problema: Qual o impacto de cursos de formação continuada que utilizem dispositivos móveis no planejamento docente com professores de Matemática? O objetivo geral é investigar o impacto de cursos de formação continuada que utilizem dispositivos móveis no planejamento docente de professores de Matemática. A investigação será desenvolvida em serviço, com professores de Matemática que atuem nos anos finais do Ensino Fundamental, em um total de 14 encontros, sendo 6 encontros com a presença da pesquisadora e 8 encontros referentes ao desenvolvimento dos planejamentos elaborados por cada professor em formação em suas respectivas turmas, totalizando 42 horas/ atividades. A coleta de dados se dará a partir de questionários, dos planejamentos elaborados pelos sujeitos da pesquisa e pela observação participante da pesquisadora durante a formação continuada. A análise dos dados será por meio do perfil dos professores participantes da formação continuada, traçado a partir dos questionários, do planejamento e replanejamento de sequências didáticas que utilizem aplicativos para dispositivos móveis, que visem desenvolver os conteúdos matemáticos abordados nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa encontra-se em fase de elaboração das sequências didáticas, que serão desenvolvidas na formação continuada e de constituição do grupo de sujeitos.


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