Portal de Eventos da ULBRA., XIX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CANOAS)

Tamanho da fonte: 
NEFRECTOMIA TOTAL EM FELINO COM NEFRITE PIOGRANULOMATOSA MULTIFOCAL – RELATO DE CASO.
Clesiane Moraes, Wendel Dietze, Virgínia Lunardi

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Introdução

A remoção dos rins é realizada em casos em que estes estão afetando desfavoravelmente a saúde do paciente, normalmente por traumas, neoplasia, infecções ou hidronefrose. As neoplasias que acometem os rins podem ser benignas ou malignas4. A nefrectomia será indicada em casos de neoplasias renais em que não há instalação de metástase e a funcionalidade do rim contralateral estiver íntegra.5,6

Objetivos

Descrever um relato de caso de nefrectomia total em felino e suas possíveis atribuições.

Material e Métodos

Atendido felino, macho, SRD, 7 meses de idade, não castrado e pesando 2 kg. Relatado prostração e aumento de volume abdominal há aproximadamente um mês, com possibilidade de trauma. Realizado ultrassonografia abdominal visualizando rim direito com dimensões mantidas, formato globoso, limites corticomedulares não preservados, e apresentando perda total da arquitetura renal interna. Observou dilatação da pelve renal e extensa área hipoecogênica com diversas trabeculações em seu interior junto a cápsula renal. No hemograma completo, apresentava uma anemia normocítica normocrômica, HT 18%, HB 5,4 g/dL, reticulócito corrigido 0%, PPT 9,2 g/dL, presença de acantócitos, icterícia moderada, LT 27.100 µl, cursava com uma leucocitose com desvio a esquerda, presença de neutrófilos tóxicos e hipersegmentados. Nos bioquímicos apresentava Ureia 59,0 mg/dL e GGT 8,9 U.I/L. Realizou-se o teste rápido de Fiv/Felv, o qual foi positivo para Felv. A suspeita diagnóstica inicial era de trauma renal, mas não se descartava a possibilidade de ser neoplasia, desta forma indicou-se a internação do paciente para tratamento e possível laparotomia exploratória posteriormente. No terceiro dia de internação foram repetidos os exames de sangue, sendo possível observar o aumento do número de LT para 31.900 µl (valor de referência 5.500 – 19.500 µl). O paciente foi submetido à laparotomia exploratória para realização de nefrectomia total. Ao término do procedimento o rim foi encaminhado para análise histopatológica.

Resultados e Conclusões finais ou parciais

O exame histopatológico apresentou perda parcial da arquitetura tecidual, evidenciando envolvimento inflamatório piogranulomatoso multifocal a coalescente. Tendo como diagnóstico Nefrite Piogranulomatosa Multifocal, indicando lesão piogranulomatosa multifocal progressiva, resultando em áreas de necrose e supuração tecidual. Foi considerado como potencial diagnóstico diferencial o quadro de PIF. Felinos que cursam com a forma não-efusiva da PIF podem apresentar alterações na morfologia dos rins, como aumento e irregularidades do órgão7, 8, 9. A maior incidência é em animais com 3 meses à 3 anos de idade10. Reche Junior e Arena (2015) complementam citando que 70% dos gatos que apresentam PIF têm menos de 1 ano de idade, mas que existem casos em felinos idosos ou imunocomprometidos. Fatores predisponentes são infecções, procedimentos cirúrgicos, estresse, desnutrição, mudanças de ambiente, co-infecção pelo FeLV ou FIV.


Texto completo: POSTER