Portal de Eventos da ULBRA., XIX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CANOAS)

Tamanho da fonte: 
O TEMA CRIPTOGRAFIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Clarissa de Assis Olgin, Bárbara Elisa Kranz

Última alteração: 10-09-2019

Resumo


Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) apontam a necessidade de desenvolver os conteúdos de Matemática relacionados a temas importantes para a formação do estudante, bem como uma forma de contextualizar os conteúdos dessa disciplina, relacionando a teoria à prática. Entende-se que o tema Criptografia pode oportunizar a criação de atividades didáticas que permitem revisar, exercitar e aprofundar os conteúdos matemáticos através de atividades envolvendo codificação e decodificação de mensagens. A Criptografia vem sendo utilizada como uma forma de manter o segredo dos dados via internet, possibilitando, por exemplo, a realização de transações financeiras eletrônicas. Apoiando-se nas teorias curriculares contemporâneas de Doll Jr. (1997) referente aos critérios para avaliar um currículo pós-moderno e as pesquisas de Silva (2009) sobre critérios para seleção e organização dos conteúdos matemáticos do Ensino Médio, teve-se por objetivo investigar o tema Criptografia e suas aplicações para o desenvolvimento de atividades didáticas aplicáveis no currículo de Matemática do Ensino Médio, com a utilização de planilhas eletrônicas. A metodologia foi fundamentada nos pressupostos de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em duas fases, a primeira com estudos sobre o tema em questão e a segunda foi a elaboração de atividades. Segundo Goldenberg (2005), essa metodologia prioriza aspectos interpretativos, descritivos e observacionais do fenômeno em estudo, podendo ser influenciados pelos sentimentos, intuições, percepções e conhecimento do pesquisador. Como resultado da investigação foi a construção de atividades envolvendo o tema Criptografia e os conteúdos matemáticos de função exponencial e função logarítmica, utilizando planilhas eletrônicas. O material elaborado pode ser utilizado pelos professores de Matemática como uma estratégia metodológica no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Ainda, tais atividades buscam mostrar as potencialidades da utilização dessa temática no Currículo de Matemática do Ensino Médio, visando exemplificar possibilidades para a sala de aula.


Texto completo: POSTER