Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)
Paulo Tadeu Campos Lopes, Caroline Medeiros Martins de Almeida

Última alteração: 06-06-2017

Resumo


O ensino de Ciências requer uma reestruturação da sua metodologia de ensino e uma melhor organização de suas atividades, visando inovações no ensino desta disciplina. As Tecnologias Digitais estão cada dia mais presentes na vida dos alunos, fazendo com que os professores precisem buscar recursos para inserir essas tecnologias nas suas práticas de ensino e trazer elementos mais atrativos e que favoreçam os processos de ensino e aprendizagem nas aulas de Ciências. Assim, o professor pode observar e criar espaços de aprendizagem em que o aluno seja desafiado a aprender e resolver problemas sistematizando os novos conhecimentos, com autonomia e criatividade. Esta pesquisa objetivou investigar as possíveis contribuições de uma sequência didática eletrônica, utilizando tablets nos processos de ensino e aprendizagem no conteúdo do sistema circulatório, em uma turma de 20 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental – séries finais, da rede municipal de Sapucaia do Sul, RS. O estudo consistiu em realizar uma sequência didática de revisão com atividades em tablets relacionadas com o ensino do sistema circulatório.  A realização da pesquisa envolveu: elaboração do material de estudo; aplicação do pré-teste; explicação de como se realiza as atividades utilizando os tablets; realização das atividades de estudo usando tablets; aplicação do pós-teste; análise dos conteúdos adquiridos pelos alunos. Os dados obtidos foram avaliados com base na Análise de Conteúdo. A comparação das respostas entre os testes revelou que a maioria dos alunos obteve desempenho melhor no pós-teste, o que sugere que atividades utilizando os tablets como ferramenta de ensino podem ser úteis ao professor, na promoção da aprendizagem. Percebemos que a utilização dos tablets como ferramenta de ensino facilitou muito os processos de ensino e aprendizagem nas aulas de Ciências, pois motivou os alunos com a possibilidade de utilizar as Tecnologias Digitais nas aulas, aumentando o rendimento e a frequência da maioria. A partir da realização da sequência didática e do uso dessa ferramenta, observamos resultados bastante positivos por parte dos alunos, como o aumento de rendimento nos estudos e do entusiasmo com relação à ferramenta escolhida.  A análise dos testes evidenciaram elementos que indicam que as atividades utilizando os tablets podem proporcionar a ocorrência da aprendizagem significativa, pois se encaixam nas especificações deste tipo de aprendizagem. Pretende-se, para estudos futuros  criar outras sequências didáticas utilizando os tablets, no sentido de tornar as aulas de Ciências mais interessantes e contribuir para os processos de ensino e aprendizagem em diferentes temáticas.


Palavras-chave


Ensino de ciências. Aprendizagem significativa. Tecnologias digitais.

Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido