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GESTOR COORDENADOR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: PERFIL E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS
Cristine Dossin Bastos Fischer, Anette L. Lubisco

Última alteração: 04-10-2015

Resumo


O artigo busca discutir as competências, as habilidades e as atitudes necessárias para um coordenador de curso, na percepção de 28 coordenadores de curso de uma Instituição de Ensino privada no Rio Grande do Sul, a Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas. Foi mensurado o grau de importância de diferentes competências para o exercício da função. As percepções indicaram que o conhecimento dos regramentos, instrumentos e planos institucionais é fundamental para o exercício do cargo. Os coordenadores destacaram, a partir das respostas do questionário aplicado, que a habilidade de tomar decisões é a mais importante, sendo a ética a atitude indispensável para exercer a função de coordenador. Neste estudo, os coordenadores elencaram também, nas suas respostas, a importância dos conhecimentos na área de gestão, a habilidade de liderar e a atitude de trabalhar em equipe. As respostas mais citadas pelos coordenadores podem vir a auxiliar a Instituição para estabelecer rotinas de capacitação direcionada a estes profissionais na gestão estratégica dos cursos de graduação.

Palavras-chave


Competências. Coordenador de Curso. Gestão Universitária.

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