Portal de Eventos da ULBRA., XV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Canoas)

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FAUNA E FLORA NATIVAS E EXÓTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Mariana de Souza Proenca, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 16-10-2015

Resumo


O ensino de ciências tem sido um grande desafio para os nossos professores especialmente no que tange às questões ambientais. O presente estudo tem como objetivo obter subsídios para a construção e a aplicação de práticas educativas para abordar essa questão no ensino fundamental articulando conhecimentos, valores e práticas sociais voltadas ao ambiente local. Foi realizado um conjunto de atividades em duas escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre no sul do Brasil, incluindo exposição dialogada, atividades com a apresentação de imagens de animais e plantas para a identificação de suas origens e a aplicação de questionários voltados para as questões conceituais e suas contextualizações. Os resultados preliminares são apresentados neste estudo sendo trabalhados por meio das ferramentas da Estatística Descritiva.Verificou-se que, mesmo conhecendo muitas espécies, os alunos apresentaram dificuldades no reconhecimento de quais são nativas e quais são exóticas da região, apontando a necessidade de trabalharmos esta questão no ensino fundamental. Estudos em andamento estão aprofundando a obtenção de subsídios para tal finalidade.


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