Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
Paulo Campos Lopes, Roberta Dall Agnese da Costa, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Júlio Mateus de Melo Nascimento

Última alteração: 06-06-2017

Resumo


A sociedade atual é tecnológica, de tal modo que não é mais possível pensar em educação sem a utilização das tecnologias digitais. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o desenvolvimento e a aplicabilidade de objetos educacionais digitais a partir de metodologias ativas em diferentes níveis de ensino em Ciências. Para tanto foram considerados três objetos educacionais: um aplicativo mobile, uma sequência didática eletrônica e uma plataforma digital. Para a construção dos três partiu-se da análise da realidade e do perfil específico dos grupos de alunos participantes, levantados através de questionários de mapeamento das turmas. O aplicativo mobile e a sequência didática eletrônica foram construídos por estudantes e professores do ensino superior nas disciplinas de anatomia e patologia humana respectivamente. Já a plataforma digital está sendo construída por alunos e professores da educação básica modalidade Educação de Jovens e Adultos. A aplicabilidade dos objetos educacionais digitais foi avaliada qualitativa e quantitativamente. O aplicativo mobile foi construído nas aulas a partir de imagens das peças anatômicas que foram produzidas e identificadas pelos estudantes e, posteriormente disponibilizado para download. A análise estatística (teste de Wilcoxon) indicou um aumento significativo de acertos nas questões propostas anterior e posteriormente à construção e utilização do aplicativo. Já na abordagem qualitativa, os próprios alunos destacaram o sucesso da proposta, percebendo as contribuições das etapas de construção, utilização e avaliação do aplicativo. A sequência didática eletrônica, desenvolvida em um site da Wikia e com a elaboração de mapas conceituais, proporcionou a avaliação da aquisição de conhecimentos mediante análise de mapas elaborados em sala de aula pelos acadêmicos. Verificou-se o apoio dos mapas conceituais na construção do conhecimento, uma vez que os estudantes precisam atribuir diferentes significados e novas relações. Esses resultados sugerem que a sequência pode contribuir para uma aprendizagem mais efetiva. Já a plataforma digital, que permite a construção colaborativa de textos a partir de uma perspectiva de compartilhamento dos saberes, está sendo utilizada na aprendizagem em Ciências e tem demostrado resultado positivos na aprendizagem e na motivação dos estudantes. Com essas propostas espera-se contribuir com o ensino e aprendizagem em Ciências, cujos conteúdos são frequentemente vistos como complexos e difíceis pela maioria dos estudantes. Aplicação de metodologias ativas como, neste caso, a construção de um aplicativo mobile, uma sequência didática eletrônica e uma plataforma digital, em que os próprios estudantes precisam selecionar as informações e decidir pelas mais relevantes podem ser importantes contributos no sentido de tornar o ensino e a aprendizagem mais contemporâneos, flexíveis e dinâmicos.


Palavras-chave


metodologias ativas; tecnologias digitais; ensino e aprendizagem; Ciências

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