Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PRIVADAS SOBRE A ESCOLA SAUDÁVEL
Gehysa Guimarães Alves, Guilherme Anziliero Arossi, Ana Maria Pujol Vieira dos Santos, Nadia Schröder, Claudio Schubert

Última alteração: 29-08-2016

Resumo


Escola saudável é aquela que desenvolve ações no ambiente escolar buscando a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento de habilidades capazes de fortalecer os indivíduos na busca de sua saúde, refletindo sobre as ferramentas que contribuem para um estilo de vida, valorizando o cuidado com o planeta, com as pessoas e a distribuição justa de recursos. O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção de professores de ensino médio e fundamental sobre escola saudável. Foi um estudo qualitativo, descritivo, de série de casos. A coleta dos dados foi realizada em oito escolas privadas do Rio Grande do Sul e duas de Goiânia e teve como pergunta norteadora “o que é escola saudável”. O instrumento foi autoaplicável. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo temática. Dos 91 professores, 13 não responderam; 34 referiram que a escola saudável é aquela que privilegia o diálogo, o bom relacionamento interpessoal, o respeito e as parcerias; 12 que o espaço físico deve ser potencializador da saúde; 10 incentiva a alimentação saudável; 9 que tem consciência ecológica; 7 que tem qualidade de ensino (remuneração e qualificação dos professores); 4 que tem ordem e disciplina e 2 que desenvolve atividade física. Para eles, a escola saudável promove um ambiente saudável, com pessoas mais satisfeitas e felizes e com relações positivas que favorecem o aprendizado. Os entrevistados referiram que a escola saudável promove um ambiente tranquilo, respeitoso, de bom relacionamento interpessoal, que favorece o aprendizado e o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Para tanto, necessita-se de professores qualificados, saudáveis emocionalmente, autônomos e criativos, já que ele é referência para os alunos e pode estimular seu desenvolvimento integral.


Palavras-chave


escola saudável; docentes; meio ambiente

Texto completo: PÔSTER