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ATENDIMENTO A DEMANDA ESPONTÂNEA: ESTUDO QUANTITATIVO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Leonardo Tuon ALbino, Renata Rocha Maciel, Tainara Teixeira, Flávio Renato Reis Moura, Matheus Neves, Maristela Stadtlober Campos

Última alteração: 01-09-2016

Resumo


A estratégia da saúde da família (ESF) tem como um dos principais desafios o desenvolvimento do processo de trabalho embasado em planejamento de ações. Sendo ações voltadas a demanda espontânea, programada, além de ações de promoção, prevenção, recuperação da saúde, reabilitação de doenças e agravos. Assim, define-se que demanda espontânea é o nome dado para qualquer atendimento não programado na Unidade de Saúde. Representa uma necessidade momentânea do usuário. Pode ser uma informação, um agendamento de consulta, uma urgência ou uma emergência. O acolhimento à demanda espontânea e o atendimento às urgências e emergências envolve ações que devem ser realizadas em todos os pontos de atenção à saúde, entre eles, os serviços de atenção básica. Diante dessa perspectiva o objetivo desse estudo foi descrever a quantidade de atendimento da demanda espontânea do serviço de acolhimento de uma unidade de saúde básica da região metropolitana de Porto Alegre, realizado no período de março a maio de 2016, por dia da semana, total por mês, e total do período pesquisado. Foram contabilizados 1.030 tickets referentes à demanda espontânea de acolhimento no período de março a maio de 2016. Tendo como quantidades de atendimentos por mês: 294 (Março), 370 (Abril) e 366 (Maio), com média do período de 343,33, tendo médias de 13,36 atendimentos/dia (Março), 16,81 atendimentos/dia (Abril) e 16,63 atendimentos/ dia (Maio). Já a quantidade de atendimentos por dia da semana durante o período de março-maio: Segunda-feira (251), Terça-feira (170), Quarta-feira (228), Quinta-feira (80) e Sexta-feira (241). A pesquisa possui alguns vieses a saber: Nem todos as demandas espontâneas de acolhimento são lançadas pelos tickets devido algumas vezes o sistema de informática responsável pela solicitação de consultada para acolhimento estar fora do ar. Conclui-se que o serviço de acolhimento da demanda espontânea da unidade básica de saúde tem sido um meio muito importante de acesso ao serviço pelos usuários, tendo a segunda-feira como o dia mais procurado pelos usuários, seguido logo após, pela sexta-feira.




Palavras-chave


acolhimento, demanda espontânea, ESF

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