Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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PERFIL DE USUÁRIOS DO SETOR DE ACOLHIMENTO DE UMA UBS/ESF: PROJETO PILOTO
Renata Rocha Maciel, Leonardo Tuon Albino, Augusto Volkart, Matheus Neves, Flavio Moura, Miria Camargo

Última alteração: 01-09-2016

Resumo


Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) as Unidades Básicas de Saúde (UBS) devem organizar os diferentes tipos de demandas seja de ordem estrutural, material, de recursos humanos e de usuários. Com relação a demanda de usuários que procuram a unidade de saúde pode ser categorizada, basicamente, de duas formas, ou seja, demanda espontânea e programada. O setor de acolhimento em uma UBS tem como objetivo receber os usuários da demanda espontânea e ser resolutivo, ou seja, a situação problema do usuário deve ser atendida na íntegra. Assim, os objetivos do presente trabalho são: descrever o perfil dos usuários do setor de acolhimento; os principais tipos de demandas e propor uma metodologia para mapear a dinâmica do setor de acolhimento de uma UBS/ESF. Para realização do trabalho foi escolhida uma unidade de saúde que é composta por 7 equipes de Saúde da Família e possui um único setor de acolhimento para os usuários pertencentes as áreas de abrangências de todas as equipes. Os profissionais que executam o acolhimento são: enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, farmacêuticos, fonoaudiólogos e psicólogos.  Esta unidade de saúde hospeda residentes e acadêmicos de universidades. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados os documentos de solicitação de atendimento no setor de acolhimento na UBS/ESF (tickets), ou seja, todo usuário para chegar no setor de acolhimento deve ser registrado no sistema informatizado da unidade. A coleta ocorreu no período de março a julho de 2016. Neste documento o objetivo foi identificar os seguintes dados, como por exemplo, distúrbios respiratórios, distúrbios digestivos, urgências odontológicas. No período estipulado foram coletados 1.522 tickets e um banco de dados foi confeccionado no programa Excel para análise estatística descritiva.  Foi possível levantar os seguintes dados, solicitações para agendamento de renovação de receitas, resultados de exame de citopatológico e consultas médica/enfermagem no dia. Com o levantamento dos dados anteriormente citados foi elaborado uma ficha para coleta de dados no setor que contem variáveis como: sexo, idade, equipe, queixa principal e desfecho, que constituirá em uma proposta para mapear a dinâmica do setor de acolhimento na UBS/ESF. As variáveis propostas para a coleta de dados foram embasadas no Caderno de Acolhimento e na PNAB do Ministério da Saúde que cadenciam as ações para o setor. Conclui-se que um bom levantamento de dados no setor de acolhimento dará condições da unidade de saúde organizar o setor e orientar os diferentes profissionais que prestam serviços no setor, além disso, será possível cada equipe de saúde identificar o quantitativo de usuários de sua equipe que procuram o acolhimento permitindo com isso replanejar suas ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde.

Palavras-chave


atenção primária à saúde, acolhimento, sistema único de saúde

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