Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ABORDAGEM SOBRE AS TIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSO NORMAL (MAGISTÉRIO) NO VALE DO CAÍ, RS.
Magale Pereira, Leticia Lopes

Última alteração: 05-09-2016

Resumo


As tecnologias da informação e comunicação (TIC) cada vez mais ganham espaços no cotidiano, tornando-se artefatos constantes em nossas vidas. Não mais nos imaginamos sem telefones, computadores e internet. Ao mesmo tempo, nossa sociedade é formada por gerações que vivenciaram o período analógico e gerações que convivem com tecnologias digitais. Estas gerações coexistem, mas há um hiato entre elas quando pensamos em familiaridade com as TIC. Nas escolas, os chamados nativos digitais são atendidos por professores oriundos de gerações onde o analógico ainda imperava. Este é um problema que deve ser contornado, especialmente no quesito docência, onde ainda se percebe as maiores dificuldades e resistências em relação às TIC. Neste sentido, e buscando dialogar com o contexto escolar, esta pesquisa objetiva a inserção das TIC em Curso Normal (Magistério) numa escola em São Sebastião do Caí, RS. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina Didática de Ciências onde foram abordadas e aplicadas práticas de ensino envolvendo recursos das TIC. O caráter qualitativo da pesquisa permitiu a análise de reflexão sobre as atividades desenvolvidas pelas alunas (n= 17), as quais foram estimuladas a utilizar recursos das TIC como ferramenta didática em suas práticas pedagógicas desenvolvidas durante estágio obrigatório. Auxiliada pela professora pesquisadora, as estudantes exercitaram vários jogos de aplicativos didáticos que estavam disponíveis nos netbooks da escola, proporcionando o aporte teórico/prático das alunas para a elaboração das aulas que seriam realizadas durante o estágio da disciplina Didática de Ciências. Foram produzidos relatórios das aulas desenvolvidas e os resultados aqui apresentados são frutos destes relatórios. Inicialmente as estudantes demonstraram resistência quanto ao uso das TIC para fins didáticos, mas ao analisar os relatórios, percebeu-se que 76% alunas utilizaram algum tipo de recurso tecnológico como ferramenta pedagógica em suas atividades, enquanto 24% utilizaram outros recursos. Este resultado nos permite verificar a influência das TIC como ferramentas didáticas, que foram exploradas e vivenciadas, favorecendo o rompimento de resistências. Constatou-se que as alunas que utilizaram os recursos das TIC como ferramentas didáticas perceberam estas como auxílio no processo de exploração sobre os conteúdos de Ciências, relatando que as ferramentas permitiram uma melhor visualização e compreensão de processos que ocorrem naturalmente. Assim, repensar a formação inicial de professores se faz prioritário para suprir desafios das práticas pedagógicas, visto que é preciso avaliar e acompanhar o ritmo de desenvolvimento social dos nossos alunos, visando um diálogo entre a educação e o contexto sócio-histórico em que vivemos. A inserção dos recursos das TIC no processo de formação docente foi positiva, houve quebra de barreiras, permitindo uma conexão entre docência, recursos didáticos e os objetivos dos conteúdos trabalhados em sala de aula.


Palavras-chave


TIC, formação docente, ensino de Ciências

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