Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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EFEITO FOTOELÉTRICO NA PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA LUZ: PESQUISA EM HISTORICIDADE, CONCEITO E ENERGIA FOTOVOLTAICA
Mari Aurora Reis, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Última alteração: 24-10-2016

Resumo


Essa pesquisa iniciou em 2015, ano eleito como Ano Internacional da Luz (AIL), pela 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em comemoração aos 110 anos da publicação do artigo de Albert Einstein em efeito fotoelétrico. O estudo da luz, por muito tempo, foi fundamentado em princípios clássicos da Física. O modelo explica fenômenos ópticos, porém é falho quando se trata da natureza quântica da luz, fundamentada no quantum de energia ou do efeito fotoelétrico. Na Física Moderna o efeito fotoelétrico é citado como “quantum de luz” ou “fótons” e, nas Engenharia, é responsável por explorar aplicações tecnológicas, como células solares fotovoltaicos. A pesquisa literária foi realizada com objetivo é verificar, a partir de uma análise de estudos realizados, dificuldades apresentadas por estudantes em efeito fotoelétrico, bem como aspectos históricos, recursos didáticos e tecnológicos para ensino de física. O método utilizado na busca dos artigos, consiste na utilização de sítios de busca, como ERIC e Taylor & Francis online, nos proporcionando títulos e resumos, a partir de termos vinculados ao efeito fotoelétrico. Esses foram acessados através do portal de periódicos da CAPES e no portal SJR (SCImago Journal & Country Rank). A técnica nos proporcionou acesso gratuito a artigos de revistas com repercussão internacional no meio científico. Os artigos encontrados foram submetidos a uma análise de conteúdos (BARDIN, 2007), divididos em três categorias, de acordo com o objetivo de pesquisa: i) história do efeito fotoelétrico no ensino de ciências; ii) concepções dos estudantes em efeito fotoelétrico e iii) ferramentas didáticas para ensino do efeito fotoelétrico (uso de computadores, uso de laboratório). Os resultados demonstraram que as pesquisas mais significativas sobre efeito fotoelétrico, numa linha do tempo, ocorreram de 2005 (Ano Mundial da Física) a 2015 (Ano Internacional da Luz). Os eventos históricos celebravam o centenário das publicações revolucionárias de Albert Einstein. Também, nesse período, houve a expansão no uso da energia solar, devido as tratativas do protocolo de Quioto, na redução dos combustíveis fósseis. Quanto a localização geográfica das pesquisas, se destacaram: na historicidade Canadá; nos modelos utilizados pelos estudantes a Turquia e no uso de laboratórios (Simulações computacionais e uso de células solares em laboratório) os EUA. Concluímos com a pesquisa que evento histórico na ciência pode engajar educadores e estudantes ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, contribuindo para mudanças no uso dos recursos naturais, em todo Planeta. E, na funcionalidade da tecnologia nas engenharias, o conceito efeito fotoelétrico ganha um contexto de aplicação do tema com alta significância.

 


Palavras-chave


Efeito fotoelétrico; Historicidade; Modelo Quântica da Luz; Células Fotovoltaicas.

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