Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Indígenas e Quilombolas num Traçado Educacional Desafiador de Investigação Cultural
Ana Jamila Acosta, Clarice Antunes Do Nascimento, Diva Maria Caramori Peter, Lauraci Donde Da Silva, Lisiane Gazola Santos, Lourdes da Silva Gil, Marlene Terezinha Fernandes

Última alteração: 06-09-2016

Resumo


O Curso de Pedagogia da ULBRA tem como preocupação constante a busca por propostas inovadoras e significativas para seus alunos. A proposta de investigação, envolvendo a cultura indígena e quilombolas, propõe olhares educativos em seus diferentes ambientes e populações, para obter informações dessas culturas peculiares. Busca também favorecer experiências e práticas profissionais, qualificadoras de contextos sociais, ampliando a atuação do pedagogo no mercado de trabalho. Metodologicamente o projeto tem perspectiva qualitativa com interfaces quantitativas, explorando a percepção do aluno frente às suas vivências e proposições de ação educativa, em respeito às culturas investigadas. Com os resultados apurados na pesquisa, procurar-se-á qualificar o processo de ensino e aprendizagem, difundir as diferenças culturais e o fazer pedagógico, tornando-o mais apropriado para os egressos e/ ou estagiários em atuação. Assim, o curso de Pedagogia alinha-se à Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015/CNE/MEC que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. O projeto objetiva conhecer a importância e o espaço potencial em educação que representa a cultura em comunidades indígenas e quilombolas, bem como investigar se o Curso proporciona a formação docente adequada para atuação em comunidades indígenas/quilombolas. A metodologia consiste em estudo exploratório descritivo desenvolvido nas dimensões qualitativa e quantitativa das realidades locais. A amostra está representada por alunos matriculados no curso de Pedagogia em 2016. Todos os Polos e unidades pertencentes à ULBRA. Adotou-se os seguintes procedimentos: Etapa I: Levantamento do número de acadêmicos indígenas e/ou quilombolas pertencentes aos Polos e/ou unidades ULBRA. Etapa II: Aplicação de questionário aos acadêmicos pertencentes ao grupo da Etapa I Aplicação dos instrumentos via ferramenta Google docs. Etapa III: Análise dos dados: Os dados serão confrontados com os objetivos à luz do referencial teórico utilizado na pesquisa, garantindo rigor científico à investigação. As conclusões parciais apontam que a formação de Pedagogos para atuação em comunidades indígenas e/ou quilombolas emerge, prioritariamente, a compreensão da metadiversidade cultural dessas comunidades. Assim, na formação de Pedagogos há de se considerar o desenvolvimento de uma postura investigativa que leve em conta as seguintes dimensões culturais: crenças, religião, hábitos alimentares, costumes, rituais, significados, linguagem, entre outros aspectos, viabilizando o desencadeamento de uma prática docente legitimadora da diversidade, do direito à cidadania e de igualdade de condições na sociedade brasileira e internacional. Considerando-se que a Matriz do Curso Pedagogia alicerça uma contínua atividade de construção do conhecimento, a pesquisa configurar-se-á como ponto de partida norteador da formação de pedagogos para atender essas comunidades.

Palavras-chave


Formação; Pedagogo; Quilombolas; Indígenas

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